A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, participa da programação nacional da Semana de Museus no dia 19 de maio, às 9 horas, por meio de live no canal do youtube da Sectur. A live apresenta a palestra de três profissionais da área:  Jaqueline Aparecida Martins Zarbato, Vania Lucia Baptista Duarte e Cledeir Pinto Alves.

O tema que norteia esta edição é “O Futuro do Museus: Recuperar e Reimaginar”, e foi escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para a comemoração do Dia Internacional de Museus e visa fomentar as discussões do campo museal e inspirar os eventos propostos pelas instituições.

Em Campo Grande, esta temática perpassa a importância dos povos migrantes para a formação da cidade e, por isso, apresenta profissionais e lideranças indígenas, quilombolas e estudiosos a respeito da Comitiva de José Antônio Pereira.

De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Freitas, esse é um evento de extrema importância para o setor de patrimônio cultural. “A Semana de Museus reúne conhecimentos acerca do segmento museal de todo o Brasil, por isso carrega tanta importância em sua programação. Essa live será gravada dentro do nosso Museu José Antônio Pereira, ponto que originou toda a Campo Grande”, discorre.

Sobre as palestrantes

Cledeir Pinto Alves é graduada em Geografia, com especialização em Gestão e Educação Ambiental, Antropologia e História dos Povos Indígenas, Mestre em Educação, Membro do Fórum Estadual de Educação Escolar Indígena, Formadora da Ação Saberes Indígenas na Escola – Núcleo UFMS, Membro do Comitê Editorial Núcleo UFMS e Militante do Movimento Indígena Natividade Alcântara Marques. Ela ministra a palestra “O povoamento de Campo Grande através do olhar das etnias indígenas”, que resgatará a história dos povos indígenas que aqui habitavam quando a comitiva de José Antônio Pereira chegou a nossa cidade.

Vania Lucia Baptista Duarte é graduada em História (licenciatura e bacharelado) e em Pedagogia (Licenciatura Plena). Tem Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça, é Vice Coordenadora do Grupo de Mulheres Negras em Ação da Comunidade Quilombola Tia Eva  (GMUNE),  Membro do Grupo TEZ e da Associação dos Descendentes de Tia Eva, Conselheira Municipal dos Direitos do Negro na cidade de Campo Grande e Atualmente está coordenadora pedagógica na Escola Estadual Antônio Delfino Pereira. Vania aborda o tema “O povoamento de Campo Grande através do olhar da Comunidade Quilombola Eva Maria de Jesus – Tia Eva”.

Jaqueline Aparecida Martins Zarbato é pós doutora em História pela Unicamp, Doutora em História pela UFSC, Professora na graduação em História na UFMS e na pós graduação em Educação/CPTL. Ela também é Coordenadora do grupo de pesquisa Ensino de História, mulheres e Patrimônio Cultural e desenvolve pesquisas sobre Educação histórica e museus, ensino de história e memória Mulheres e Patrimônio. Jaqueline fala acerca do tema “O povoamento de Campo Grande através do olhar da Comitiva José Antônio Pereira” poderemos relembrar toda trajetória de vida e de ideais da família mineira que chegou a Campo Grande no ano de 1872.

Serviço – O canal do youtube da Sectur pode ser conferido por meio do link https://www.youtube.com/channel/UCQP2fghvk5maEXElkPn4gUA .