A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), criou mais um local de acolhimento institucional para pessoas em situação de rua, migrantes e estrangeiros. O novo espaço oferece serviços especializados de acolhimento e proteção a indivíduos e famílias afastados temporariamente do seu núcleo familiar e/ou comunitário, e que se encontram em situação de abandono, ameaça ou violação de direitos.

O local de acolhimento garante acesso à rede de serviços, bem como alimentação, banho, higienização, entre outros, assegurando direitos inerentes a pessoa humana e efetivando a transformação social.

A Prefeitura implantou acolhimentos provisórios durante a pandemia do novo Coronavírus, o que possibilitou o reordenamento da oferta de serviços para a população em situação de rua, migrantes e estrangeiros.

As mudanças possibilitaram maior efetividade no aceite e acesso dos usuários no acolhimento, contribuindo para o reordenamento dos serviços  e a designação desta nova unidade, agora em caráter definitivo, ampliando o serviço a esta parte da população.

A criação da Unidade de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias II cumpre a meta estabelecida da Assistência Social, criada por meio de Decreto Municipal nº 14.530 e nº 14.531, de 26 de novembro de 2020, que dispõe sobre a criação da Unidade de Acolhimento Institucional II em Casa de Passagem para Adultos e Famílias.