A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Subsecretaria de Políticas para Juventude, está com inscrições abertas para o curso de Economia Positiva: Planejamento e Controle de Finanças, voltado para jovens com idade entre 15 e 29 anos, que acontecerá na sede da Estação e Associação de Moradores Aliança Comunitária, na Vila Neusa, de 26 a 30 de julho.

O curso tem a finalidade de auxiliar o jovem na compreensão de sua situação financeira atual, para que ele desenvolva seu planejamento financeiro, e use as técnicas no alcance de metas pessoais e profissionais.

O professor Matheus Guimarães, quem ministrará as aulas, falou um pouco do que será abordado. “É fundamental saber como lidar com seu dinheiro, e infelizmente mais de 90% da população brasileira não tem nem o conhecimento básico sobre esse assunto. Esse curso é bem diverso e as dicas vão desde orientar os jovens a criarem um fundo para possíveis emergências, até a introdução de noções sobre renda fixa e variável, além do planejamento para que o jovem saiba enfrentar períodos de crise, principalmente nesse momento atual da pandemia da Covid-19, que afeta diretamente a economia e renda das famílias”.

Endividamento Familiar

O endividamento das famílias brasileiras chegou a 68% em maio, alcançando mais um patamar histórico. É o que aponta a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada no final do mês de maio deste ano, sendo este o sexto aumento consecutivo.

Estatuto da Juventude

O curso faz parte das diretrizes da Subsecretaria de Políticas para a Juventude de Campo Grande, que segue as normativas que constam nos parágrafos I e II do Art. 4° do Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013.

“Assegura a inclusão do jovem nos espaços públicos e comunitários a partir da sua concepção como pessoa ativa, livre, responsável e digna de ocupar uma posição central nos processos políticos e sociais, e também do envolvimento ativo dos jovens em ações de políticas públicas que tenham por objetivo o próprio benefício, de suas comunidades, cidades, regiões e do País”.

Vale destacar que para a realização do curso serão respeitados todos os protocolos de biossegurança relacionados à Covid-19, como o uso obrigatório de máscara, utilização de álcool em gel, higienização dos ambientes, além de manter distanciamento entre as pessoas.

Serviço –

Data: de 26 a 30 de julho

Horário: 13h às 17h

Local: Rua Teobaldo Kaffer, 70 – Vila Neusa- Estação e Associação de moradores Aliança Comunitária