A Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (AGETEC), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), desenvolveu um sistema on-line para realizar a triagem dos sintomas provocados pela COVID-19.

O objetivo é saber como está a saúde do cidadão e a partir das informações trazidas aumentar ainda mais a assertividade das medidas que vem sendo tomadas por todas as áreas.

A ferramenta é simples e objetiva e após o preenchimento inicial dos dados pelo usuário, ele responderá perguntas básicas, tais como se teve contato com alguém diagnosticado com a COVID-19, se apresenta alguns dos sintomas ou comorbidades. Essas informações serão acessadas pelas equipes de inteligência de dados da Prefeitura para auxiliar na tomada de decisões.

Ao final da triagem, será apresentada uma orientação sobre os cuidados e medidas que cada cidadão deverá tomar, com base nas respostas. De acordo com os sintomas, a auto triagem encaminhará para um painel de monitoramento mantido pelas equipes de inteligência que, através do mapeamento de informações estudam os sintomas e comportamentos epidemiológicos da COVID-19.

A ferramenta foi desenvolvida atendendo os protocolos elaborados pelo Ministério da Saúde com apoio técnico de equipes de profissionais da saúde do município de Campo Grande.

“A tecnologia aproxima e as informações trazidas ajudarão a Prefeitura a sempre escolher o melhor caminho, preservando a saúde da população e ajudando as empresas”, comenta o diretor-presidente da Agetec, Paulo Cardoso.

O sistema conterá dois módulos, sendo que nesse primeiro momento será disponibilizado o módulo para a comunidade em geral e, posteriormente, outro voltado para instituições públicas e privadas. Neste segundo módulo, o sistema conterá informações cadastrais específicas dos funcionários, situação da saúde funcional em relação a COVID-19 e relatórios gerenciais para que as organizações tomem decisões estratégicas em relação à incidência da doença.

O teste digital poderá ser realizado através do celular, tablet ou computador pessoal e será acessado em endereço eletrônico disponível no portal da Prefeitura de Campo Grande ou clicando aqui.