A Prefeitura de Campo Grande programou para esta sexta-feira (4), o lançamento do calendário de ações da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, que visa definir metas para tornar a capital sul-mato-grossense mais desenvolvida e sustentável. A solenidade será realizada na Câmara Municipal a partir das 9h.

Com ações que deverão projetar cenários futuros e garantir a retomada completa do fortalecimento sócio-econômico da Capital, a Sidagro anunciará medidas que movimentarão os setores do agronegócio, indústria, comércio e serviços, ciência, inovação e incubação, além do desenvolvimento econômico em sua essência por meio dos projetos do Prodes – Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande.

“O mundo passa por grandes mudanças nesse período de pós-pandemia, demandando novas atitudes de governança com implantação de processos tecnológicos adequados a esse novo tempo. Esse é apenas um dos motivos pelo qual o papel do setor público é essencial na realização desses projetos”, afirma Rodrigo Terra, titular da Sidagro.

Ações de impacto

A partir de diagnóstico criterioso sobre as necessidades relacionadas às áreas de atuação de cada superintendência da Sidagro, a Prefeitura chegou a uma relação com 9 ações impactantes que serão apresentadas no evento:

• Será assinada a regulamentação da nova Lei do Prodes e protocolados na Câmara, 21 novos projetos concedendo benefícios a empresas; no mesmo ato serão assinados 3 Termos de Compromisso de empresas que tiveram seus benefícios confirmados.

• Serão entregues certificados a produtores da agricultura familiar que participaram na última edição do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos que a partir de agora passa a denominar-se PAB – Programa Alimenta Brasil.

• As 4 Incubadoras Municipais passarão por reformas, iniciando processo de adequação ao novo sistema de Incubação (Incubadoras 3.0) recentemente aprovado. No evento será assinada a autorização para licitação das obras.

• Nesse mesmo setor de atuação, será realizada abertura do edital de chamamento de novos incubados.

• Será realizada apresentação do Totem – Monumento que servirá como um marco da Rota de Integração Latino-Americana, instituindo Campo Grande como capital simbólica da RILA.

• Será assinada a Ordem de Serviço do contrato com o Consórcio Pantanal, para realização do estudo que irá demonstrar a capacidade de atração e movimentação de cargas do Terminal Intermodal de Cargas, com possibilidade de transformação em Porto Seco, tornando Campo Grande um importante entreposto logístico no contexto brasileiro e do Mercosul.

• Serão entregues 3 certificados com o selo de inspeção do SIM – Serviço de Inspeção Municipal. Esse selo garante a qualidade do que é produzido pelas empresas que trabalham com produtos de origem animal.

• O setor de produção agrícola, rural e urbana, do município deverá receber mais 7 patrulhas mecanizadas. Essa ação da Sidagro está sendo executada em parceria com o governo do Estado através da Semagro – Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar.

• No setor de cooperação internacional será assinado o Acordo de Irmandade com a cidade paraguaia de Concepción. Esse acordo tem como ponto principal a criação de mecanismos de cooperação internacional entre as duas cidades, visando expandir a nível econômico, cultural e político a relação entre ambas.