Neste domingo (11), a Prefeitura de Campo Grande irá iniciar a vacinação da população indígena não aldeada contra à Covid-19. A expectativa é imunizar 600 pessoas somente na Aldeia Urbana Marçal de Souza, localizada na região do bairro Tiradentes, onde a ação será realizada.

Campo Grande recebeu nesta semana 3.600 doses de vacina que foram remanejadas pelo Governo do Estado e distribuídas aos municípios para imunização de indígenas que vivem fora das aldeias.

A população indígena urbana não foi incluída inicialmente dentro do grupo prioritário pelo Ministério da Saúde, ficando a cargo dos estados e municípios organizarem a imunização deste público, considerando a disponibilidade de doses.

A capital Sul-mato-grossense será um dos primeiros municípios do país a vacinar essa população. A estimativa do Plano Municipal de Saúde (PMI) é imunizar 2.300 indígenas que vivem em aldeias urbanas e comunidades de Campo Grande. Esse quantitativo é estipulado com base no público atendido em campanhas anteriores de vacinação, como a da Influenza.

Desde ontem (09), as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), estão mobilizadas em uma força-tarefa para fazer o cadastramento das pessoas aptas a se vacinar.

Além de agilizar a vacinação, esse cadastro é importante para garantir a integridade do processo. Para se cadastrar basta acessar o site: http://vacina.campogrande.ms.gov.br.

A vacinação na Aldeia Marçal de Souza está prevista para acontecer de 8h às 16h, na Oca central, acesso pela  Rua Terena s/n, bairro Tiradentes.

A Sesau ainda irá definir o cronograma para atendimento das demais aldeias e comunidades ao longo da semana.