A Prefeitura de Campo Grande inaugurou nesta terça-feira, dia 10 de agosto, em parceria com a Universidade Católica Dom Bosco, o primeiro Centro de Testagem para detecção da Covid-19, que deve ofertar  350 exames a mais por dia. A inauguração do serviço faz parte da programação de aniversário de 122 anos de Campo Grande.

O prefeito Marquinhos Trad destaca que a abertura da unidade visa ampliar o acesso à testagem, dar mais comodidade a população e, consequentemente, contribuir para o controle mais efetivo da doença.

” Campo Grande tem sido referência nacional no enfrentamento da Covid-19. São inúmeras ações que vêm sendo desenvolvidas desde o início da pandemia, que fazem com que a nossa cidade seja reconhecida. Essa iniciativa é mais uma destas ações, que foram e são fundamentais neste processo. A partir do momento em que você disponibiliza este serviço para a população, em um local de fácil acesso, você estimula a realizarem o exame. Desta forma, detectando mais precocemente a doença, a pessoa poderá prosseguir com os cuidados necessários e o isolamento, evitando assim a propagação do vírus”, diz.

O reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, destacou a importância da parceria com a Prefeitura de Campo Grande no desenvolvimento de ações que beneficiam a população. O espaço onde o Centro de Testagem está instalado foi cedido pela universidade.

“Caminhamos unidos em prol de um bem comum. Entendemos que somente através do esforço coletivo é possível avançar cada vez mais e nos sentimos realizados em poder colaborar em todo este processo”, complementa. A UCDB também contribui com o Município no processo de imunização contra a Covid-19, com a disponibilização de um drive-thru de vacinação instalado na sede da instituição.

Atualmente, cerca de 700 testes  são ofertados por dia em 32 unidades de saúde da Capital por demanda espontânea, ou seja, sem a necessidade de agendamento. Com a nova unidade, o Município passará a ter capacidade de realizar ao menos 1 mil testes por dia.

Segundo o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, a expectativa é de que até o fim do mês a unidade passe a ofertar outros tipos de testes, como o RT-LAMP, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Friocruz), e o teste de antigéno adquirido pelo Município. Ambos  possuem alto índice de confiabilidade.

“A nossa intenção é ofertar o maior número de testes possível pra população e poder atender as mais variadas demandas usando toda essa estrutura que está disponível”, diz.

Ele destaca ainda que a unidade poderá ser utilizada para detecção de possíveis variantes, através da identificação de casos suspeitos.

A estrutura do Centro de Testagem da Covid-19 conta com quatro boxes para cadastro e quatro boxes para coleta, sendo um adaptado com acessibilidade, e sala de aconselhamento pós-teste. O efetivo é composto por 23 servidores, entre administrativos, técnicos e enfermeiros, além de acadêmicos, que irão trabalhar em regime de plantão.

O resultado do exame de RT-PCR deve ser disponibilizado de três a cinco dias úteis após a coleta. A consulta poderá ser feita por meio do site da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Caso o paciente tenha alguma dificuldade de acesso, a recomendação é procurar a unidade de saúde mais próxima.

O exame é recomendado para pessoas que estejam entre o primeiro e o oitavo dia de sintomas, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Serviço

O Centro de Testagem Covid-19 está situado na Rua Barão Do Rio Branco, 1811, Centro. O atendimento será diário, incluindo fins de semana e feriados, de 7h30 às 17h30.  Não é necessário agendar.