O parque de pneus da Escola Municipal Hilda de Souza Ferreira, no Bairro Coophatrabalho, foi inaugurado hoje (31) como parte das ações do calendário do aniversário de 122 anos de Campo Grande. O projeto “Arte com Pneus” da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e desde 2017 já instalou 20 parquinhos em unidades escolares da Rede Municipal de Ensino (REME). No dia 19 de agosto foi inaugurado o parque de pneus da Escola Municipal Nicolau Fragelli, no Bairro São Francisco.
“Essa parceria deu certo e quem ganha são nossas crianças, a população prisional e toda a sociedade, com mais um parquinho implantado. Além de dar oportunidade aos que se encontram cumprindo suas penas, também existe a consciência ecológica, de aproveitar estes materiais. Nossas crianças podem ter um lugar divertido para brincarem, com segurança”, afirmou o prefeito Marquinhos Trad.
Todos os brinquedos são confeccionados com pneus, minimizando o impacto ambiental, e fabricados por detentos do sistema penitenciário estadual. São sete tipos de brinquedos diferentes entre eles triângulo, triciclo, quadriciclo, centopeia e circuito psicomotor. O projeto oferece aos alunos mais opções de recreação e aprendizado.
“É uma ação importante para a área pedagógica das crianças e também para os detentos e para o meio ambiente, retirando os pneus da natureza. É uma satisfação ver nossas crianças atendida em todas as áreas”, afirmou a secretária Municipal de Educação, Elza Fernandes.
O projeto na área pedagógica envolve o trabalho da interdisciplinaridade, valorizando a criatividade das crianças, desenvolvendo atitudes ecológicas. Tem enfoque incentivar a defesa do meio ambiente e na melhoria da qualidade de vida e recreação. Toda a confecção dos brinquedos e instalação dentro das unidades escolares da REME é realizada por meio da mão de obra dos internos da Agepen.
“As crianças estão bem alegres, é uma novidade. É difícil você encontrar um parquinho com esse material, com esses formatos. Estamos higienizando os brinquedos e garantindo também a biossegurança”, afirmou o diretor da escola, Argemiro Leite.
Com estas duas entregas, desde o início do projeto em 2017, chegam a 20 o total de parques instalados em escolas da Reme, beneficiando mais de 5,5 mil alunos e também o meio ambiente, reduzindo o impacto ambiental, pois com a confecção destes espaços aproximadamente 8 mil pneus tiveram um novo destino.