A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humenos (SDHU), prestou homenagem a 55 profissionais da Saúde, entre podólogos e técnicos de enfermagem, que foram voluntários em cinco ações produzidas pela Subsecretaria. A solenidade aconteceu nessa sexta-feira (26).
No total, foram 136 pessoas atendidas de graça, distribuídas entre as Comunidades Terapêuticas Jaboque e Esquadrão da Vida, Comunidade Quilombola Tia Eva, Direitos Humanos em Ação no Jardim Noroeste e no Consultório Fernanda Bittencourt com a Comunidade LGBT.
“Nós estamos prestando homenagem a uma classe que está em busca de valorização em sua vocação profissional. E nada é mais nobre do que buscar esse reconhecimento mostrando trabalho para aqueles que muitas vezes não teriam como pagar por esse atendimento. Parabéns profissionais e parabéns para toda a equipe da SDHU, por ter organizado e realizado esse trabalho em comunidades da nossa Capital”, apontou o prefeito Marquinhos Trad.
A podologia é a disciplina que se dedica aos cuidados com os pés, sua anatomia e patologia. Os pés estão sujeitos a desgastes que pode resultar em vários problemas de saúde. Durante o atendimento profissional são realizados prevenções e tratamentos patológicos tais como úlceras plantares, onicopritose (unha encravada), calosidades e perfurações que, em pessoas diabéticas podem levar até a amputação do membro.
Para o subsecretário da SDHU, Amadeu Borges, a homenagem é de grande valia aos profissionais e realçou a importância do atendimento para pessoas que vivem em estado de vulnerabilidade.
“Agradeço ao Consultório Fernanda Bittencourt Podologia e a Escola Padrão pela parceria, por disponibilizar os profissionais para essas ações, estou muito contente por todo esse resultado. Uma prestação de serviços tão importante para aqueles que mais precisam. Entre as primeiras pessoas que atendemos, eram pessoas que estão em tratamento contra dependência química e também com os pés doentes. Seguimos com mais quatro ações e percebemos o quanto é importante essa prevenção. Obrigado podólogos e profissionais por nos ajudar inserir esse atendimento público em Campo Grande”, destacou.
Antes de serem atendidos pelos podólogos, os pacientes passaram por uma triagem para preencher uma ficha e apontar se são diabéticos, hipertensos ou se têm hepatites ou tromboses, diagnósticos já identificados anteriormente realizados por exames médicos.
A ação integra o projeto Reviva Mais Campo Grande e é uma parceria com Consultório Fernanda Bittencourt e Escola Padrão. Estavam presentes na solenidade o vereador Otávio Trad, deputado federal Fábio Trad e o secretário municipal de Saúde, José Mauro Pinto de Castro Filho.