“É uma conquista por igualdade e pelos direitos das pessoas com deficiência”. Foi assim que Cleiton Pereira Gonçalves, pai da pequena Débora Pereira da Silva de 3 aninhos se sentiu ao receber das mãos do prefeito de Campo Grande Alcides Bernal (PP), a Carteirinha de Identificação para Pessoas com Deficiência,  em evento na Esplanada Ferroviária, na manhã desta quarta-feira (26) em Campo Grande. 
 
Com a carteirinha entregue à Débora e a outros 27 portadores com diversos tipos de deficiência, ela facilitará o acesso ao direito à meia entrada em museus, cinemas, shows artísticos, teatros, eventos esportivos e demais eventos culturais e o atendimento prioritário em órgãos públicos e privados, estabelecimentos bancários e comerciais. 

Dignidade conquistada
Muito emocionado, Cleiton falou sobre as dificuldades enfrentadas pelo fato de sua filha ser portadora de Síndrome de Down e as novas oportunidades que a carteirinha oferecerá à pequena Débora. “Todo o cidadão deve ter seu direito de ir e vir garantido, independente se é portador de alguma deficiência ou não. A minha filha hoje ganhou a dignidade que ela tanto merece por meio dessa carteirinha. É algo simples, mas que fará toda a diferença, pois infelizmente o preconceito está instalado na sociedade. Minha filha ganha olhares diferenciados por onde passa, acham que ela não é inteligente e capaz, mas ela provará que chegará muito longe. Essa carteira deu dignidade para a Débora e quebraremos muitas barreiras com isso”, destacou Cleiton. 

 
Por direito

Na solenidade, o prefeito de Campo Grande Alcides Bernal falou sobre a importância de garantir um direito que já é de todo e qualquer cidadão, independente de sua condição física e intelectual. “Fizemos um esforço imenso para colocar em prática um direito que já é adquirido, fosse executado para trazer dignidade às pessoas portadoras de necessidades especiais. Esse direito tem que ser respeitado e a administração pública do município tem essa consciência. Agora, algo que estava apenas no papel transformará a vida das pessoas de forma positiva e vamos continuar colocando sempre o interesse da população em primeiro lugar”, pontuou Bernal.   

 

De acordo com a Secretaria de Assistência Social do município, mais de 6 mil pessoas já foram cadastradas e a perspectiva é de que até o fim de 2016, todos os portadores de deficiência tenham a carteirinha para usufruírem dos benefícios. Para ter o direito ao benefício às pessoas cadastradas deverão procurar na SAS ou um dos 19 CRAS existentes nas sete regiões da Capital, levar os documentos pessoais do portador e uma foto 3×4.