A Prefeitura inciou nesta semana as obras de reforço da estrutura da ponte sobre o Córrego Lagoa, na Rua Panambi Vera. A ponte serve de acesso aos bairros Santa Emília e São Conrado, na região urbana do Lagoa. Desde às 9 horas desta quarta-feira (15), o trânsito no local está interditado e deve ser liberado até domingo.

O fechamento do tráfego (que até agora vinha sendo feito apenas em meia-pista, sentido centro /bairro ) é necessário para as obras de reforço da estrutura da ponte, que foi afetada pelas chuvas que caíram na região.

Conforme orientação de tráfego da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), quem desce a Panambi Vera em direção ao Santa Emília, terá de entrar à direita na Avenida Lúdio Coelho, percorrer 400 metros até a Rua Tenente Antônio João Ribeiro, voltar a Lúdio Coelho na pista sentido centro/bairro, seguir até a Avenida General Carlos Alberto Mendonça (denominação da Panambi Vera após a ponte), para então chegar ao São Conrado e Santa Emília.

Os motoristas que fazem o trajeto centro/bairro, continuam com a alternativa de entrar à direita na Lúdio Coelho e fazer a travessia do córrego pela ponte da Avenida Conde de Boa Vista. Neste local terá duas opções: seguir em frente para chegar ao Centro pela Avenida Marechal Deodoro ou entrar na Rua Souto Maior, se o destino final do trajeto forem bairros da região. Outra alternativa é entrar na pista bairro/centro da Lúdio Coelho para chegar na Panambi Vera.

Segundo engenheiros da Sisep (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos), de hoje até a próxima segunda-feira, se o tempo ajudar, a empreiteira responsável pela obra terá terminado de cravar 5 estacas de sustentação (trilhos de 12 metros de altura) da cortina de concreto de 20 metros. Esta estrutura, similar a uma espécie de parede, vai proteger da erosão o aterro de uma das cabeceiras da ponte em caso de elevação do nível do córrego em dias de chuva intensa. Colocadas as estacas, será possível dar continuidade ao serviço com interdição de meia pista (bairro /centro), fora do horário de pico, das 8 às 16 horas.

Chuvas

Em fevereiro, após um período de chuva recorde que aumentou a vazão do Córrego Lagoa, parte do aterro de uma das cabeceiras da ponte foi levada e alguns pilares de sustentação ficou exposta. Com isto, por medida de segurança houve necessidade de interdição de metade da pista, sendo mantido o tráfego centro/bairro.

Equipes da Sisep refizeram o aterro, mas a avaliação dos engenheiros da Secretaria é que seria necessário proteger as margens com uma parede de concreto para evitar nova erosão. “Tivemos naquele período (entre janeiro e fevereiro deste ano) um volume atípico de chuva”, explica o secretário da Sisep Rudi Fiorese.

O engenheiro Marcos Tedesco lembra que a ponte foi construída antes da abertura da Avenida Lúdio Coelho, acompanhando o parque linear do Lagoa. “O córrego passou a receber um volume maior de água captada pela drenagem dos bairros próximos” , explica.

Além da construção de uma parede de concreto para evitar que a correnteza leve o aterro, está prevista a implantação de um dissipador de energia embaixo da ponte. O dissipador é uma espécie de escada construída com pedras, para reduzir a velocidade da água que desce das galerias da drenagem existente nos bairros próximos. Uma tubulação vai despejar esta enxurrada fora da área do aterro das cabeceiras.