A Prefeitura de Campo Grande iniciou mais uma turma de aprendizes de Barbeiro e Cabeleireiro. Desta vez, a capacitação realizada pela Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais (Segov) incluiu o público da melhor idade, com a participação de 18 idosos do Centro de Convivência do Idoso do Jacques da Luz, que nesta manhã receberam as camisetas do curso.

O curso de formação, ministrado pelo instrutor Marcos Rogério, é totalmente gratuito, inclusive sendo todo o material utilizado fornecido durante as  IMG_2313aulas. Além dos idosos essa nova turma é composta por 22 jovens de 15 a 29 anos, público alvo do projeto de formação na modalidade.

De acordo com Marcos Rogério, nestes três anos de trabalhos pelas sete regiões da Capital e mais os Distritos de Rochedinho e Anhanduí foram capacitados mais de 700 profissionais, aptos para desenvolver a atividade de Barbeiro e Cabeleireiro.

O instrutor ressalta que o público da melhor idade tem total capacidade e energia para aprender a atividade. “Esse público demonstra muito entusiasmo e responde muito bem às aulas, demonstrando que tem muito potencial para atuarem na profissão”.

Essa é a intenção da aposentada Josefa Neves da Silva, de 77 anos, que na juventude aprendeu o ofício, mas, com o passar os anos acabou perdendo aIMG_2242 prática. “Eu cheguei a fazer um curso mas acabei não desenvolvendo a atividade e então ‘perdi a mão’. Quando fiquei sabendo dessa oportunidade já me inscrevi pensando que desta vez vou poder atender as pessoas, já que eu gosto de mexer nessa área”.

Já a dona de casa Maria Antônia Souza, de 72 anos, disse que a intenção é fazer o corte de cabelo dos familiares e amigos para ajudar, principalmente, quem não tem condição de pagar pelo serviço. “Quero fazer essa gentileza para minha família, cortar o cabelo de quem precisa sem cobrar. É uma maneira muito rica de aprender o ofício e depois fazer o bem para o próximo”.

As aulas seguem até o mês de janeiro e acontecem em uma sala no CCI Jacques da Luz, na Moreninha II.

O projeto nasceu com o objetivo de incentivar jovens em situação de vulnerabilidade a superarem suas dificuldades e incluí-los no mercado de trabalho, proporcionando uma profissão e promovendo também a autoestima.