A Prefeitura de Campo Grande entregou, nesta terça-feira, 10 veículos para auxiliar no trabalho de seis secretarias. Os veículos garantirão mais agilidade aos atendimentos prestados à população.

A Subjuv recebeu uma Van Renault Master 2021, de 17 lugares, e usará o veículos para deslocamento dos jovens que moram nas regiões mais afastadas do centro da cidade e querem participar de um dos diversos cursos oferecidos. Entre eles: Empreendedorismo, Gestão Financeira, Artes Marciais: Muay Thai e Kickboxing, Assessoria e Cerimonial, Orientação Vocacional e Atendimento Psicológico Individual para jovens carentes.

“A van será muito importante para que os serviços prestados pela Prefeitura, por meio da Subjuv, sejam cada vez mais eficazes. Poderemos entrar nos bairros mais afastados e oferecer transporte grátis para os jovens participarem das ações oferecidas. Sabemos que muito deles não têm condições de pagar a passagem de ônibus para vir ao Centro e muitas vezes não participam. Agora, com a van, esses jovens poderão virem às ações que são desenvolvidas especialmente para eles”, comentou o prefeito Marquinhos Trad.

A entrega da van para a Subjuv está entre as diretrizes da Subsecretaria, que segue normativas do Estatuto da Juventude LEI Nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. O Art. 3° da referida lei que trata das diretrizes gerais, e cita as ações que devem ser desenvolvidas pelos gestores da administração pública para garantir o acesso dos jovens aos serviços públicos como garantir inserção social e de prover meios e equipamentos públicos que promovam o acesso aos serviços públicos como; produção cultural, educação e desenvolvimento social.

A subsecretária de Políticas para a Juventude, Laura Miranda, afirmou que a Subjuv vem conseguindo caminhar as passos largos na busca da reconquista do jovem. “Falo de recomeço porque representamos 33% da população de Campo Grande, e esses 33% tem que estar empoderado, capacitado. Quando tudo isso passar, eles estarão à frente para poder despontar em qualquer área que quiserem”, frisou.

Já as noves camionetes Mitsubishi L 200 – Zero Quilômetro – entregues às outras secretarias, serão utilizadas para auxiliar na prestação de serviços públicos à comunidade com mais eficiência. Além disso, a ação dá início do processo de renovação da frota, para redução das despesas de manutenção de veículos. Os veículos foram adquiridos com recursos oriundos de empréstimo junto à Caixa Econômica Federal (CEF), por meio do Financiamento à estrutura e Saneamento (Finisa).

“Uma tarde emblemática de gratidão. Desde o início da gestão estamos em busca da troca da frota dos veículos da Prefeitura Municipal de Campo Grande. Hoje, estamos aqui, depois de diversas reuniões em busca de recursos para podermos fazer esse trabalho. Hoje, depois de parcerias firmadas, estamos dando efetividade aos nossos serviços prestados pela Prefeitura”, disse a vice-prefeita Adriane Lopes.

As camionetes Mitsubishi L 200 estão avaliados em R$ 131 mil (cada) e foram adquiridas com recursos oriundos de empréstimo junto à Caixa Econômica Federal (CEF), por meio do Financiamento à Estrutura e Saneamento (Finisa). Esse repasse faz parte de um projeto maior, previsto no plano de governo da Prefeitura Municipal de Campo Grande, que é da modernização e renovação de toda frota, e que já disponibilizou aos órgãos gestores do município, somente este ano, 31 novos veículos.

A atualização dessa frota veicular tem por objetivo tornar mais eficiente os serviços públicos prestados à comunidade, assim como proporcionar aos servidores públicos mais segurança no trabalho e garantir que as despesas operacionais de hoje sofram significativa redução, pois existem veículos que estão em uso há mais de 40 anos e geram valores bastante onerosos de manutenção.

Segundo o Secretário de Gestão, Agenor Mattiello, a atualização das frotas de todas as secretarias só gerará ganhos ao município. “Concretizamos hoje uma tarefa extremamente importante. Estamos substituindo os veículos mais antigos, que tem uma manutenção mais elevada, consumo de combustível mais elevado, por veículos novos para poder atender a população com mais eficiência, qualidade e segurança”, afirmou Mattiello.

Os veículos antigos serão recolhidos e leiloados. O recurso proveniente da venda ingressará aos cofres da Prefeitura de Campo Grande.