A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos entregou para a população, na manhã deste sábado (21), a sede da Gerência Operacional da Região do Lagoa. A base está localizada na Rua da Pátria, 673, Jardim Belo Horizonte.

IMG_2078A ação é mais um compromisso cumprido do Plano de Governo desta gestão, que além de trazer mais segurança para os moradores da região, valoriza os servidores públicos.

Em uma área de 600m², sendo 130m² de área construída, a sede da Gerência Operacional da Região Lagoa vai abrigar um efetivo de 74 guardas patrulheiros, que se revezarão entre os turnos. A base conta com duas motos e dois carros e funcionará em regime de 24 horas.

O prefeito Marquinhos Trad salientou que a inauguração atende pedidos de moradores e traz mais tranquilidade para todos.

“Estamos entregando aqui aquilo que vocês sempre pediram. Um local que trouxesse mais segurança para as famílias poderem andar na região, passear à noite com os seus filhos, frequentar praças e parques. Se sentirem seguras nos espaços urbanos”, disse.

A estrutura cedida pelo município foi totalmente reformada, em parceria com a própria comunidade. O local além de estar com uma estrutura nova, recebeu paisagismos e mobiliários novos. A mão de obra foi da própria prefeitura, através de servidores voluntários da Sesdes e Proincs.

IMG_2323Para o secretário Especial de Segurança e Defesa Social Valério Azambuja, esta entrega mostra o compromisso de valorizar, de crescer e, além disso, de colocar a Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande no patamar que ela merece.

“Uma das melhores guardas civis metropolitanas do país! Esse processo passa necessariamente pela valorização do servidor da própria guarda, depois em investimento em infraestrutura e logística, e isso nós já estamos fazendo”, frisou.

Conselheiro do Conselho Municipal de Segurança, Flávio de Jesus Muniz, afirmou que a entrega da base é de suma importância para a segurança dos moradores.

“Não só aqui do Bairro Belo Horizonte, como de toda a Região do Lagoa, que abrange 11 bairros. Dá um suporte para a nossa segurança e para os moradores.

IMG_2111Com o apoio da presença da Guarda Civil Metropolitana, junto a Polícia Militar, a segurança melhorou bastante. Então, as pessoas têm sentido melhora na segurança”, disse.

A moradora da região há mais de 15 anos, Jane Barreto, falou que com a instalação da sede a região vai ser outra.

“Agora a gente fica mais tranquila dentro de casa. Porque chega 6 horas da tarde tem que trancar porta, trancar janela, soltar cachorro… Em frente de casa já teve assalto. Agora fica mais tranqüilo, porque a gente sabe que tem segurança, estava muito desprovido”, disse.

A Região Lagoa compreende 11 grandes bairros: Taveirópolis, União, Caiçara, Bandeirantes, São Conrado, Leblon, Tijuca, Caiobá, Batistão, Coophavila II e Tarumã e tem uma população estimada em torno de 115 mil moradores

IMG_2169Somente nesta região são 52 prédios públicos municipais que são atendidos com Guardas Civis Metropolitanos, com rondas preventivas diuturnamente.

Na ocasião foram homenageados diversos empresários e colaboradores e também os guardas civis metropolitanos pela colaboração direta na reforma do prédio mostrando assim seu comprometimento com a instituição, com seus pares e com a população campo-grandense.