Prefeitura entrega prêmio Mérito Eneida Cristina Ribeiro a destaques da Assistência Social

Foto: André Bittar

Campo Grande, 23/08/2018 às 10:20

Com muito brilho e emoção, a noite desta quarta-feira (22) ficou marcada com a entrega do Mérito “Eneida Cristina Ribeiro”, evento que homenageou os destaques na Assistência Social de Campo Grande. O prefeito Marquinhos Trad participou da premiação juntamente com a primeira-dama, Tatiana Trad, vice-prefeita, Adriane Lopes, o secretário de Assistência Social, José Mário Antunes, e demais autoridades.

Maíra Ribeiro, filha de Eneida, e Ricardo Ribeiro, sobrinho, receberam homenagens em memória de Eneida, pela sua importância na história da Assistência Social no município. Maíra, muito emocionada, agradeceu o reconhecimento e a homenagem à sua mãe. “Gostaria de dizer o quanto para mim é importante estar aqui e quanto a minha mãe foi especial na vida de muitos, as benfeitorias que ela fez, nossa… Fico até sem palavras. Quero agradecer a todos que viabilizaram esse Mérito. Sei que da onde ela estiver ela está muito feliz, pulando de alegria com essa homenagem”.

Após a entrega das homenagens aos familiares de Eneide, foi a vez dos ex-secretários de Assistência Social de Campo Grande, das gestões de 1993 a 2018, e presidentes do Conselho Municipal receberem certificados pelos relevantes serviços prestados à estruturação e consolidação da Política de Assistência Social de Campo Grande, nos 25 anos da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS).

O prefeito Marquinhos Trad exaltou a realização do evento, valorizando os funcionários da Assistência Social. “Gostaria de agradecer a todos os funcionários da Secretaria de Assistência Social. Somente vocês, com o amor que possuem, podem exercer a vocação que possuem. Vocês são muito mais do que assistentes sociais: são mães, pais, psicólogos, advogados, amigos. São pessoas que abraçam aqueles que foram abandonados. Vocês choram por aqueles que nem conhecem. Vocês se alegram por aqueles que nunca souberam seu nome, mas vocês cuidam deles com o mesmo amor que se fossem seus próprios filhos. E é esse amor que eternizou a homenageada, aquela que dá nome ao Mérito. Que vocês continuem sendo a luz dessa cidade”.

A vice-prefeita, Adriane Lopes, também destacou a importância de se valorizar os trabalhadores da secretaria e a criação do Prêmio. “Pela primeira vez na história da assistência social de Campo Grande, se tem um reconhecimento de todo trabalho prestado através dessa secretaria. Nos 119 anos da Capital, começamos um novo tempo na Secretaria de Assistência Social, valorizando aqueles que escreveram a história da assistência no município, valorizando aquele que doou a sua vida ao próximo; aquele que tem feito um trabalho silencioso, mas que tem transformado realidades”.

Foi realizada também a entrega de Prêmios a trabalhadores da área em três categorias: Exemplo de Vida, Persona SUAS e Trabalhadores SUAS. Os candidatos são pessoas que se dedicam voluntariamente, por profissão ou por superação, destacando-se no processo de fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), na área de Proteção Social e Inclusão.

Um dos ganhadores na categoria “Exemplo de Vida”, Deir Oliveira, recebeu o prêmio por sua história de dedicação ao seu filho, Marco Aurélio, que recebeu um diagnóstico tardio de autismo em grau severo, e teve sua vida voltada a seus cuidados em tempo integral, além de sua luta em busca da ampliação de cuidados e tratamento especializado a seu filho. Com essa linda história de amor genuíno, Deir foi contemplado com o mérito. “É uma luta muito difícil. Todos os dias a gente acorda, renova as forças e eu agradeço muito esse reconhecimento. Dedico esse prêmio a todas as famílias de autistas, pois somos uma grande família em Campo Grande e no Brasil”.

Mérito

O objetivo do Mérito “Eneida Cristina Ribeiro” é reconhecer as pessoas que se dedicam voluntariamente, por profissão ou por superação, destacando-se no processo de fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), na área de Proteção Social e Inclusão, em Campo Grande.