Mais um grupo famílias realizou o sonho da casa própria. A Prefeitura de Campo Grande, em parceria com Governo do Estado, entregou nesta terça-feira (02), 16 novas unidades habitacionais no loteamento Bom Retiro, localizado na região da Vila Nasser. Trata-se de mais uma etapa concluída do programa Ação Casa Pronta, que já soma 55 casas entregues, do total de 136 unidades.

IMG_9547Reconhecido nacionalmente como projeto inovador pela ODS Brasil (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Ação Casa Pronta já consta no recém-criado banco de práticas inspiradoras em todo o território nacional.

Diariamente, 140 moradores da antiga comunidade Cidade de Deus passam, desde meados de 2018, por capacitação especializada no segmento da construção civil para construírem suas casas em regime de mutirão.

IMG_9830Muito emocionada, Luzia Vicente da Silva comemorou a conquista da casa própria e das novas profissões, que ela diz orgulhosa saber fazer ‘de tudo um pouco em uma construção’.

“Eu não me canso de dizer que a gente já tinha perdido a esperança. A partir do momento que tivemos essa oportunidade, ela se renovou e fomos muito bem qualificados para construirmos nossas próprias casas e tenho orgulho de poder falar que tudo aqui na minha casa tem a mão do meu trabalho. Nunca é tarde para aprender algo, que agora vamos levar para a vida. A primeira coisa que vou fazer na minha casa nova é um almoço para todos os nossos professores, em gratidão a tudo isso que fizeram por nós”, comemorou.

IMG_9707Para o prefeito Marquinhos Trad, a grande importância do projeto está em dar moradia às pessoas, ao mesmo tempo que oportuniza uma profissão.

“Estamos honrando aquilo que nós prometemos, uma obrigação da administração pública, entregar moradia digna. Um imóvel com todos itens básicos: pintura, forro, azulejado, ligado à rede de esgoto e energia elétrica. Há seis anos atrás, foram considerados favelados, agora são serem humanos com a dignidade de ter a sua casa própria”, afirma.

A Agência Municipal de Habitação (EMHA) e Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat) lideram a força-tarefa com o objetivo de conduzir as obras, além de ensinar aos moradores, novas habilidades para o mercado de trabalho. Como se trata de um canteiro-escola, os participantes do Programa de Inclusão Profissional (Proinc) aprendem as rotinas de trabalho, bem como as técnicas necessárias para a construção das unidades habitacionais, respeitando todos os protocolos de segurança do trabalho.

O diretor-presidente da EMHA, Enéas Netto, enfatiza que a parceria com Funsat e Governo do Estado propiciou um atendimento mais humanizado, diante das circunstâncias pelas quais as famílias da antiga Cidade de Deus se encontravam antes do início do projeto.

Cleiton Franco, diretor-presidente da Funsat, destacou que o programa cumpre a missão e os esforços do Executivo Municipal em entregar moradias para quem precisa, com qualificação profissional em diversas áreas da construção civil.

Bom Retiro

Primeira das quatro áreas a receber o programa Ação Casa Pronta, o Bom Retiro caminha para a finalização das 136 unidades habitacionais previstas com 55 casas entregues.

IMG_9525

As obras não têm data para finalização, já que o andamento é conforme a aprendizagem dos participantes, observando ainda, as condições climáticas necessárias para a continuidade dos trabalhos. Diferente de uma empreitada tocada por empresa de construção civil, o projeto visa dar dignidade aos participantes com moradias adequadas, além de estimular a geração de emprego e renda após o recebimento das unidades habitacionais.

Além das casas do Bom Retiro, os ex-moradores da favela Cidade de Deus estão readequando as próprias moradias no reassentamento do Jardim Canguru, Vespasiano Martins e José Teruel.