Mato Grosso do Sul está se preparando cada vez mais para receber turistas do mundo todo, e incluir vinho nessa rota está nos planos para o futuro. Por isso, a Prefeitura de Campo Grande através da Fundação Social do Trabalho (Funsat) e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), em parceria com diversas empresas do ramo dessa bebida.

A Prefeitura realizou o primeiro curso de Introdução ao Mundo do Vinho para 13 profissionais, que levarão adiante todo conhecimento adquirido nessa formação. O curso coroa dois pilares importantes para o desenvolvimento de uma cidade: capacitação das pessoas e crescimento econômico. “Não é apenas um curso de explicação do mundo do vinho, mas a abertura do mercado e a garantia de novos empregos”, declarou o prefeito Marquinhos Trad.

De acordo com o Diretor Presidente da Funsat, Luciano Martins, esse foi o primeiro curso voltado para profissionais de bares e restaurantes promovido pela Prefeitura de Campo Grande, visando o desenvolvimento econômico.

“Esse curso é o primeiro passo para um futuro promissor. Celebra a retomada do crescimento e, sobretudo, o compromisso do poder público, que se preocupa não só com a cobertura da vacina, mas também com a retomada econômica da nossa Capital”, explica Luciano Martins.

“Queremos engarrafar conhecimento. Nossos planos envolvem lecionar, realizar workshops, trazer e preparar todos os profissionais de atendimento e serviço de Campo Grande e Mato Grosso do Sul, além dos amantes dessa bebida, a conhecerem o mundo do vinho, uma vez que estamos produzindo e criando cada vez mais rótulos sul-mato-grossenses” disse o proprietário da 067 Vinhos, Alan de Oliveira, um dos parceiros na realização do evento. .

Amantes de vinho e de conhecimento

O curso de Introdução ao Mundo do Vinho teve cinco encontros e o último contou com a participação do sommelier Jonas Nascimento, que ministrou uma aula sobre harmonização com direito a degustação. O profissional em vinhos explica que é extremamente importante essa capacitação para que mais pessoas possam passar conhecimento com responsabilidade.

“Essa capacitação fortalece todo o mercado ao redor, pois o vinho é um agente turístico, cultural e de negócios. Essa ação que tivemos hoje é fundamental porque capacita as pessoas para transmitir a bebida referida com responsabilidade, pois esse conhecimento que estamos passando, além de favorecer e valorizar um produto local, detalha cada garrafa e rótulo”, apontou Jonas Nascimento.

Robson Morel, um dos formandos, trabalha como garçom e ressaltou a importância de cada vez mais buscar por conhecimentos para agregar na sua profissão. “Participar do curso foi essencial em minha carreira e quero estar aprendendo sempre mais para que futuramente eu me torne um sommelier”.

Já o participante Ramão Vilalba não trabalha na área, mas, por ser amante do vinho, aproveitou as férias para participar do curso e aprimorar os conhecimentos. “Estou de férias e através da parceria da Funsat com a Sectur fiquei sabendo do curso e resolvi participar, já que o vinho é a única bebida que eu aprecio. Fiquei encantado ainda mais, e futuramente não descarto me aprofundar mais no assunto e me tornar um profissional, quem sabe”.

Douglas Moraes, servidor da FUNSAT e organizador do curso, explica que com a pandemia o setor de alimentação e bebidas foi muito afetado, por isso decidiram capacitar essa mão de obra que está se reestabelecendo no mercado e outras pessoas adentrando nele. “O curso, além de abordar sobre vinhos, também explanou questões relacionadas ao atendimento e abordagem ao cliente, que fazem toda a diferença na hora de apresentar um produto. Hoje capacitamos 13 pessoas que são amantes de vinho e a expectativa é que esse número se multiplique e possa se expandir pelo mundo afora”.

Para a realização do curso, a FUNSAT contou com diversos parceiros, sendo eles: SECTUR, 067vinhos, Grand Cru, Vinho & Ponto, Comper Adega e Flores Comestíveis. O curso trouxe também profissionais experientes para palestrar e dividir com os alunos as suas experiências,  Konrad Gavilan, Sommelier com mais de 7 anos de experiência no mundo do vinho, Thiago Alves atualmente sommelier na Grand Cru importadora, Erycharles de Carvalho Sommelier internacional (ABS-2004), já realizou diversos trabalhos em Mato Grosso de Sul e outros Estados como São Paulo, atualmente Sommelier da rede Comper há mais de 5 anos, Jonas Nascimento, Sommelier executivo da 067vinhos e o Chef Bruno Abreu, fundador da Flores Comestíveis, que proporcionou um momento agradável com degustação de geleias e aperitivos.