A Secretaria Municipal de Assistência Social concluiu nesta semana as verificações de informações de beneficiários do Bolsa Familia.  A ação veio ao encontro de uma solicitação do Ministério Público Federal para que o Município de Campo Grande averiguasse dados das famílias beneficiadas. Ao todo foram verificados 3.355 (três mil e trezentos e cinquenta e cinco) cadastros.

O pedido do MPF se deve a uma ação maior do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), que realizou cruzamento de dados do Programa Bolsa Família no ano de 2016 e encontrou inconsistências nas informações de diversos cadastros.

A secretária municipal de Assistência Social, Maria Angélica Fontanari, enfatizou que o trabalho feito pela equipe da SAS atingiu a meta estabelecida no prazo estipulado. “Isso foi um grande desafio para nós. Mas, cumprimos a determinação do MP com mérito. Por meio da superintendência da Proteção Social Básica foi desenvolvido estratégias para atender toda a demanda  e a equipe se manteve empenhada em toda a jornada trazendo esse excelente resultado”, afirmou.

Iniciado no dia 3 de abril, o trabalho de verificação dos dados contou com uma equipe de 60 funcionários, onde havia técnicos de nível superior (Assistente Social e Psicólogo), agentes cadastradores, auxiliares administrativos, motoristas e  coordenadores de equipes.

As estratégias desenvolvidas foram: filtro da lista para endereçamento; equipes distribuídas por regiões; confecção de relatório padrão; reunião de coordenadores das unidades da proteção Social Básica para definir os servidores que serão remanejados para compor a equipe técnica; treinamento da equipe técnica e agente cadastrador; parcerias com todas as superintendências e 15 equipes que se concentrarão na Superintendência e Gerência de Gestão do Cadastro Único.

(Matéria editada às 17h00 de 2 de junho para correção de dados)