Uma avaliação do impacto da pandemia COVID-19 sobre a prática de atividades físicas está sendo feita pela Prefeitura de Campo Grande em parceira com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A pesquisa ocorre até o dia 14 de abril, com os participantes das oficinas de esporte e lazer da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), que estão recebendo o link para preenchimento pelo aplicativo whatsapp.

“O objetivo é obter informações sobre a prática de atividade física dos participantes dos nossos projetos durante o período de isolamento social devido à pandemia da COVID-19 e estamos realizando pesquisa por meio do Google Forms”, disse o professor Vanderlei Sandim, responsável pelo Projeto Movimenta CG em Casa.

“Os professores das nossas oficinas estão disponibilizando um link para que as pessoas que já participavam das 49 oficinas em 70 locais possam responder um questionário de avaliação física. Com isso, vamos ter um resultado de como está sendo a prática da atividade física neste momento”, explica Vanderlei.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes, Rodrigo Terra lembra que a Funesp se adaptou e iniciou videoaulas para que os participantes pudessem continuar as atividades em casa.

“É necessário se manter ativo e neste sentido estamos nos adequando a este novo sistema. Já tivemos um ótimo resultado nas primeiras semanas com cerca de 50 mil visualizações, sem contar as várias pessoas que ainda têm a possibilidade de ver por outros canais, e esse programa visa fazer com que a população continue fazendo exercícios, mas agora em casa. Estamos trabalhando em frentes variadas que incluem videoaulas no site da Prefeitura, as lives com atividades ao vivo dos nossos professores e os desafios para adultos e crianças que estão nas mídias sociais da Funesp”, disse Terra.

O professor Joel Saraiva Ferreira explica que as respostas dos participantes permitirão que a Funesp faça uma avaliação do comportamento das pessoas diante da atual realidade da pandemia da Covid-19. “Foi desenvolvido um formulário e com base nas respostas vamos analisar os dados e passar um relatório para a Funesp, assim teremos um boa avaliação das medidas de restrição, de isolamento neste período e de efetividade das videoaulas”, disse.

Sobre o Questionário

O Questionário irá fazer uma avaliação do perfil como, idade, região que mora, nível de escolaridade e procurar saber quantas horas do dia a pessoa passa sentada, se já fazia atividade física regularmente (toda semana) antes da pandemia de COVID-19,  nesse período de isolamento social, quantas horas por dia, você passa usando o celular, tablet, computador, vídeo game e assistindo TV, [Contando manhã, tarde e noite], baseado nas respostas, deste questionário será feita uma avaliação de como está sendo a vida de atividade física da população Campo-grandense.