Quem precisa emitir certidões negativas de débitos, tanto para pessoas físicas, quanto para empresas, ou serviços imobiliários, não precisa mais sair de casa e nem pagar por isso. A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento, em parceria com a Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação, desenvolveu o “Portal de Certidões”, no qual serviços antes cobrados e prestados apenas presencialmente agora são gratuitos e on-line.

O objetivo do “Portal de Certidões” explica o prefeito Marquinhos Trad é trazer mais modernidade, desoneração, desburocratização e facilitação nos negócios. “Neste momento em que vivemos uma pandemia, o lançamento de um portal como este se torna ainda mais importante. Sabemos da dificuldade das pessoas tanto em pagar por serviços públicos, como em ter que se locomover para poder realizá-los”, diz.

O secretário municipal de Finanças e Planejamento, Pedro Pedrossian Neto, ressalta que o desenvolvimento do Portal é mais uma meta cumprida. “Há muito estávamos querendo desenvolver este serviço e agora ele está aí trazendo mais facilidade para a vida do cidadão. Antes era necessário ir até a Central do Cidadão, muitas vezes, enfrentar fila, pagar R$ 25,32 por certidão, e somente depois, do pagamento da guia, sair com o documento em mãos. O que antes a pessoa levava uma, duas horas, ou até mais, agora é feito em questão de minutos no conforto da própria casa”, frisa.

O diretor-presidente da Agência Municipal de Tecnologia da informação e Inovação, Paulo Fernando Cardoso, conta que desde que a gestão assumiu em 2017 vem trabalhado para lançar produtos tecnológicos para facilitar a vida do cidadão. “Quando chegamos em 2017 nos deparamos com um parque tecnológico defasado e sistemas que não tinham evoluído. Conseguimos com o apoio da gestão investir em tecnologia e com competência técnica dos nossos servidores desenvolver novas ferramentas. O resultado é a transformação digital em vários setores que hoje entregam mais de cinquenta serviços que podem ser acessados na forma on-line, como o Alvará Imediato e o novo Portal das Certidões”, enfatiza.

Para retirar as certidões é preciso acessar o site no endereço certidoes.campogrande.ms.gov.br fazer o cadastro no portal e escolher o serviço desejado. No portal é possível retirar certidões negativas de serviços da Prefeitura para pessoa física, jurídica e imobiliário. Ainda no Portal é possível verificar a autenticidade das certidões emitidas clicando no ícone “Verificar Autenticidade” e digitando o número da certidão e do código de autenticidade que está escrito na própria certidão.