Com o objetivo de capacitar os servidores dos diversos órgãos e entidades do Município, a Prefeitura de Campo Grande promove nos dias 23 a 31 de julho o curso de capacitação “Ciclos da Contratação: uma perspectiva operacional”.

A abertura oficial do evento aconteceu na tarde desta segunda-feira (23) no auditório da Escola Superior de Controle Externo do TCE-MS. A palestra magna “A responsabilidade do Ordenador de despesas nas contratações Públicas no Contexto do controle Externo”, foi proferida pelo auditor substituto de conselheiro do TCE-MS, Célio Lima de Oliveira.

1B9A9939O secretário da Controladoria-Geral do Município, Evandro Bandeira, ressaltou que os temas que serão abordados durante toda a semana, auxiliarão os servidores responsáveis pelos procedimentos de contratação de serviços no exercício de suas funções.

“A capacitação oferecida, com o apoio do Tribunal de Contas do Estado, com certeza, é uma grande oportunidade. O servidor sairá muito mais preparado e munido de informações, para que assim, a população possa contar sempre, com serviços eficientes e de qualidade”, conclui.

“A Prefeitura de Campo Grande está implantando nova ferramenta tecnológica, um sistema que dará celeridade, transparência e eficiência nas compras públicas. Da mesma forma, a administração do Prefeito Marquinhos Trad vem aderindo à gestão compartilhada do TCE, função pedagógica-preventiva do órgão de controle externo onde ferramentas são oferecidas aos jurisdicionados para que sejam capacitados e lidem corretamente com as compras públicas. A alta adesão dos servidores aos cursos oferecidos demonstram essa vontade de fazer o que é correto, obrigação do gestor público”, frisa o diretor-presidente da Agetec Paulo Fernando.

Um dos idealizadores do curso, o diretor-presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (AGETEC), Paulo Fernando Cardoso, destacou que a Prefeitura de Campo Grande está em fase de implantação da nova ferramenta tecnológica, um sistema que dará celeridade, transparência e eficiência nas compras públicas.

“Da mesma forma, a administração do Prefeito Marquinhos Trad vem aderindo à gestão compartilhada do TCE, função pedagógica-preventiva do órgão de controle externo onde ferramentas são oferecidas aos jurisdicionados para que sejam capacitados e lidem corretamente com as compras públicas. A alta adesão dos servidores aos cursos oferecidos demonstra essa vontade de fazer o que é correto, obrigação do gestor público”, acrescentou.

O secretário de Gestão, Agenor Mattiello também participou da abertura oficial do evento ressaltando que o servidor necessita de capacitação contínua.

“Para cobrar e prestar o melhor serviço público é preciso qualificação, estudo de atribuições e planejamento de ações”, finaliza.

A capacitação é uma iniciativa e trabalho conjunto da Controladoria-Geral de Fiscalização e Transparência do Município de Campo Grande (CGM), Secretaria Municipal de Gestão (SEGES), Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento (SEFIN) e da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (AGETEC) e conta com o apoio do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS).

O evento que acontece até a próxima segunda-feira (31), abordará temas como Execução da Despesa; Motivação da Compra Pública e Licitação, além de várias oficinas práticas. Cerca de oitenta servidores serão divididos em duas turmas, uma no período matutino e outra no período vespertino.