A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da SEGOV (Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais), da SDHU (Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos) e intermédio da Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa lançaram oficialmente a campanha ‘’RESPEITE! ESSE ASSENTO NÃO É SEU’’. O Evento aconteceu na tarde desta sexta-feira (29), no Centro de Convivência do Idoso Adalgisa de Paula Ferreira – Vovó Ziza.

A campanha tem por objetivo conscientizar a população, em específico alunos usuários de transporte coletivo urbano, sobre a importância de respeitar os direitos dos idosos e demais grupos prioritários nos ônibus de Campo Grande. A Lei Municipal nº5.790/2.016, sancionada em dezembro deste mesmo ano, dispõe sobre os assentos preferenciais em veículos de transporte coletivo urbano do Município,  e prevê que pessoas idosas, mulheres grávidas, pessoas com deficiência e parturientes têm a partir da data em que a lei foi sancionada, prioridade nos assentos destes veículos. 72952a64-5f8c-4827-b45a-620688e5c365

Para o prefeito Marquinhos Trad, é essencial que os jovens tenham cada vez mais consciência para com os idosos. “Eu estou há dois anos e meio na minha gestão e tenho dito aos campo-grandenses que tudo o que eles têm dentro da nossa cidade, teve algum idoso como precursor. Nós temos que honrar estas questões e valorizar a pessoa da terceira idade. Para isso, lançamos esta campanha, que irá conscientizar os alunos e jovens no transporte coletivo de Campo Grande”, declarou o prefeito.

Para a aposentada Guaraci Azevedo, 78 anos, é muito importante que os alunos da rede pública de ensino sejam agraciados com essa campanha. “É muito importante que essa campanha tenha como público alvo os jovens e alunos de Campo Grande, porque nós idosos temos conhecimento dos nossos direitos. Então, isso precisa ser falado. É uma campanha muito boa, que nós vamos torcer pra que seja executada da melhor forma”, disse.

O subsecretario de Defesa dos Direitos Humanos, Ademar Junior, ressalta que o Poder Público deve se organizar e colocar em prática ações de tal relevância. ‘’É importante a articulação, formulação, monitoramento, orientação de programas, projetos e ações, a fim de que sejam cumpridos os direitos humanos previstos em Constituição e estatutos. É necessária a promoção de uma campanha educacional para conscientizar sobre o respeito às pessoas idosas usuárias do transporte coletivo, como as demais pessoas enquadradas pelo perfil abrangido pela legislação’’, disse o subsecretário.