Prefeitura de Campo Grande é finalista em prêmio nacional do ENAP com o Sistema Monitora Saúde

Foto: Secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite, durante o lançamento do Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19

Campo Grande, 17/09/2021 às 16:32

A Prefeitura de Campo Grande, através da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), é uma das  seis finalistas do 25° Concurso de Inovação no Setor Público realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), entre os mais de 250 projetos inscritos somente na categoria 3 da 25° edição do concurso.

A conquista se deve a inovação em serviços ou políticas públicas através no Poder Executivo Estadual, Distrito Federal e Municipal com o Sistema Monitora Saúde.

O Sistema Monitora Saúde, desenvolvido pela Agetec em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, oferece aos gestores o completo controle de todos os processos da vacinação contra a Covid-19, desde o gerenciamento do estoque de vacinas até a programação da segunda dose.

Na ocasião do evento on-line, com a participação de experiências de sucesso como é o caso das prefeituras de Recife e Belo Horizonte, o diretor-presidente da Agetec, Paulo Garcia Cardoso, apresentou o case Monitora Saúde, da Prefeitura de Campo Grande. “Mais importante do que participar e ganhar, é mostrar que o sistema tem ajudado a população da cidade e poderá ajudar ainda mais, otimizando o trabalho de enfrentamento à Covid-19 em outros lugares do país”, ressalta Paulo.

O sistema teve papel essencial no apoio das muitas frentes de ações da saúde durante a pandemia e se tornou referência estadual, sendo utilizada em outros municípios, como Sidrolândia e Camapuã, que relatam experiências muito positivas como o fim da fila, a celeridade no processo e a transparência das informações.

Através do módulo de monitoramento, foram contatadas e monitoradas mais de 294 mil pessoas em Campo Grande, que teve a primeira Carteirinha de Vacinação Digital do país. Já o módulo de vacinação foi disponibilizado em janeiro deste ano.

Outro fator que ajudou na celeridade do processo de vacinação foi o uso dos Drives-Thru, responsáveis por 35% das doses aplicadas. Campo Grande chegou a vacinar 3% da população vacinável em um único dia e 97% das doses recebidas foram aplicadas na população. Vale lembrar que Campo Grande corresponde a 42% de todas as terceiras doses aplicadas no país e que já alcançou 53% da população da cidade 100% imunizadas.

O prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad ressalta que o planejamento é primordial para a administração de uma cidade. “Graças a todo um planejamento e ao empenho das equipes de diversas áreas da Prefeitura, conseguimos manter o equilíbrio durante a pandemia e, hoje, nos tornamos referência no País. Não é à toa. Tudo isso é fruto de um trabalho feito em conjunto, com muita dedicação. Neste caso, do Monitora Saúde, a tecnologia permitiu aos gestores o controle de todos os processos envolvendo a vacinação contra a covid-19. O resultado está sendo colhido com a retomada das atividades econômicas e sociais em nossa cidade”.

Destaque Nacional

Além disto, o Monitora Saúde foi destaque nacional quando, como forma de ampliar esse apoio para ajudar mais lugares pelo Brasil, a Prefeitura de Campo Grande assinou o termo de Doação do Sistema Monitora Saúde para municípios e para o Governo Federal, de forma que o Ministério da Saúde distribua para as cidades do país a experiência tecnológica daqui.

O 25° Concurso de Inovação no Setor Público realizado pelo Enap conta com finalistas como o PIX do Ministério da Economia e o case de sucesso do Gov.br.

O resultado do 25° Concurso de Inovação no Setor Público está previsto para ser divulgado pelo site oficial do Enap no dia 12 de novembro.