Nesta sexta-feira (21), foi publicada no Diogrande, o decreto que institui o Programa Municipal de Gestão por Resultados Estratégicos e Sociais Operacionais, o Progresso, que será coordenado pela Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos (Sugepe). O objetivo desse mecanismo é entender e depurar as ações e projetos que são prioridades para a Prefeitura Municipal, de acordo com cada pasta, a fim de dar celeridade ao processo de realização de tais metas.
Esses processos serão instituídos como Projeto Operacional Prioritário, o POP, que consiste em ações consideradas emblemáticas e relevantes dada sua importância pela necessidade social, contrapartida elevada ou que sejam destacados pelo prefeito.
Parte importante desse programa é a instituição do selo Projeto Operacional e Prioritário, selo POP, que garantirá uma identificação de forma física aos processos que necessitarem de atenção especial, assim, o programa busca criar uma cultura interna de rápida identificação e andamento do processo.
De acordo com Ana Virgínia Knauer, diretora adjunta da Sugepe, o decreto apresenta um regramento para estabelecer e materializar as prioridades da gestão municipal, trazendo, inclusive uma mudança de cultura. “O POP garante o foco estratégico para a gestão, além de eficiência, efetividade e economia dos gastos públicos, uma vez que a Prefeitura saberá onde atuar com prioridade”, ressalta.
Além disso, o programa promove maior segurança na métrica das ações e no acompanhamento da execução, tendo em vista que todos os processos são devidamente registrados em planilhas e acompanhados passo a passo.
Também faz parte do Progresso, o termo de Compromisso de Gestão por Resultados, um documento que descreve as metas mais importantes para cada órgão, sendo que eles serão monitorados aplicando indicadores que expressem ou quantifiquem periodicamente o seu desempenho.
Uma equipe técnica da Sugepe está trabalhando na depuração das metas e sistematização do monitoramento. Ao todo, foram estabelecidas 100 metas POPs que serão implementadas na atual gestão municipal, e visam o melhoramento e a valorização da vida, da cultura, educação e inovação para os cidadãos.