A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), ativou nesta terça-feira (24) a semaforização do cruzamento da Avenida Ministro João Arinos com a Rua Jeribá. A sinalização inteligente visa melhorar a fluidez no trânsito do local, que apresenta um alto tráfego de veículos, principalmente nos horários de pico.

Segundo o diretor-presidente da Agetran, Janine Bruno, essa intervenção faz parte de um planejamento de reordenamento viário em todas as regiões, priorizando pontos de maior fluxo de veículos. “Essa semaforização vai influenciar positivamente em várias regiões da cidade. Por exemplo, quem sai da Afonso Pena e quer ir para a Região Sul, agora terá mais fluidez”, disse.

O cruzamento faz a ligação da região dos Altos da Avenida Afonso Pena com a região dos bairros Rita Vieira, Lagoa Itatiaia e Tiradentes, permitindo o acesso à Avida Três Barras e Rua Marques de Lavradio e facilitando a circulação de veículos de grande porte, que dirigem-se à saída de Três Lagoas.

Girmarinho Pereira é presidente do Conselho de Segurança da Região do Bandeiras, e acredita que essa intervenção traz melhorias para toda a região. “A Prefeitura está de parabéns. Esse trabalho vai trazer melhorias e fluidez para todo o trânsito de Campo Grande. Vai diminuir o congestionamento e trazer mais segurança para todos os moradores do bairros aqui próximos”.

Tal medida vem ao encontro das expectativas e necessidade dos motoristas, comerciantes e moradores do entorno, que terão a melhoria na circulação de toda a região, bem como uma significativa redução no tempo de espera dos motoristas, pois com a semaforização o cruzamento fica com todos os tipos de travessia ordenados.

Para José Anderson, morador há 25 anos do Bairro Tiradentes, a intervenção trouxe mais segurança para o pedestre que precisa atravessar as vias movimentadas. “Agora quem precisa atravessar a Avenida João Arinos tem mais segurança e a rapidez. Antes, ficávamos até 25 minutos aguardando”, ressaltou.

Janine Bruno informou que a próxima intervenção com instalação da semaforização inteligente pela Agetran será na Rua Rui Barbosa, considerada o corredor de mobilidade urbana mais movimentado. O projeto integra o Programa Reviva Campo Grande, que visa transformar a capital em uma cidade mais inteligente e moderna, proporcionando eficiência, agilidade e qualidade de vida para todos.

Um sistema mais tecnológico que o atual permitirá que diversas mudanças sejam feitas para entregar um serviço de qualidade para quem depende da via para se locomover, garantindo segurança e agilidade para pedestres e motoristas. Para que o sistema de integração dos semáforos da Rui Barbosa funcione ordenadamente, será instalado um controlador e um sistema de comunicação que liga os equipamentos à uma central de controle por meio de cabos de fibra óptica ou dados móveis 4G.

O projeto de semaforização inteligente vai contemplar, inicialmente, a Rua Rui Barbosa, mas a proposta é interligar toda a cidade.