O  trecho inicial do novo acesso à  região das Moreninhas já está asfaltado. Nesta semana, a Prefeitura de Campo Grande concluiu a pavimentação do prolongamento da Avenida Rita Vieira, que chega agora à Avenida Guaicurus.  Nesta nova etapa, a empreiteira responsável pela obra começou a asfaltar o traçado da ciclovia que será instalada no canteiro central, com urbanização, iluminação pública, além de sinalização horizontal e vertical.

“É o início do sonho de muitos moradores das Moreninhas, que terão um novo acesso para chegar a um dos bairros mais populosos da nossa cidade. A ciclovia, principalmente em tempos de pandemia, é algo essencial. Uma questão de necessidade no transporte para alguns, mas para muitos, neste novo normal, uma questão de saúde e estilo de vida”, pontua o prefeito Marquinhos Trad.

Reviva Mais Campo Grande

O prolongamento da Avenida Rita Vieira integra o Reviva Mais Campo Grande. O programa prevê  investimento superior a R$ 1,3 bilhão em mais de 55 obras e geração de 25 mil empregos.  Os bairros Universitário, Santo Eugênio, Perpétuo Socorro e Jardim Itamaracá,  ganham uma malha viária formada pelas ruas Vitor Meirelles, que acaba de ser recapeada, o seu prolongamento, a Toros Puxian e a Avenida Novo Estado, que teve o último trecho concluído ano passado.

Os técnicos da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) explicam que quem  estiver, por exemplo, na Avenida Interlagos (perto do Rádio Clube Campo), seguindo pela Avenida Rita Vieira, vai chegar mais rápido   à estação rodoviária.  Antes, este itinerário era  feito pela Rua Professor Hilário da Rocha.

O novo acesso vai servir de ligação desses bairros com a Avenida Três Barras, seguindo trajeto pelas ruas Victor Meirelles, Toros Puxian, Avenida Rita Vieira e Rua Novo Estado, uma via residencial estreita.

Em novembro do ano passado, a Prefeitura asfaltou os últimos 400 metros da Rua Novo Estado, via aberta às margens do antigo traçado da ferrovia, fazendo a interligação das avenidas Rita Vieira e Três Barras.

Novo acesso

Pelo projeto que a Prefeitura contratou e que será executado pelo Governo do Estado, o novo acesso às Moreninhas, a partir da Avenida Guaicurus, começará pela Rua Salomão Abdala (já no Jardim Itamaracá), em pista dupla. Serão 12,5 km de pavimentação, 6 km de ciclovias e mais 1,5 km de recapeamento nas Moreninhas, incluindo a Avenida Altos da Serra, que se conectará com o novo acesso.

A obra atenderá uma região que concentra 40 mil habitantes, além de ser um fator indutor de ocupação de enormes vazios urbanos nos bairros Itamaracá, Jardim das Perdizes, Vila Concórdia, áreas no entorno do macroanel rodoviário