A Prefeitura de Campo Grande realiza nesta terça-feira (17), a partir das 8 horas, no auditório do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG), a primeira reunião do Comitê de Combate ao Aedes Aegypti, que vai ser instituído nesta gestão.

Na ocasião será apresentado o índice de infestação do Aedes, o chamado LIRAa, e as estratégias da prefeitura para o combate ao mosquito. O plano de controle tem como base estes números de infestação de cada região.

O LIRAa é uma metodologia que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, identificar os criadouros predominantes e a situação de infestação do município.

O índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%, situação de alerta quando está entre 1% e 3,9% e risco de surto quando é igual ou superior a 4%. Desde 2015, o resultado do levantamento na cidade indica estado de alerta ou risco de surto.

Os focos geralmente são encontrados dentro dos imóveis, seja em tambores, baldes, latões, caixas d’água, piscinas, ralos, vasos sanitários em desuso, bebedouros de animais, vasos de plantas e lixo.

A Secretaria Municipal da Saúde – Sesau tem intensificado as ações de combate ao mosquito e de alerta à população quanto aos cuidados que evitam a transmissão. O trabalho de conscientização é  realizado pelos agentes comunitários de saúde, em conjunto com os agentes de combate a endemias. O setor orienta a população que receba bem os agentes e siga as orientações dadas por eles.

Serviço:

Local: IMPCG

Evento: Reunião do Comitê de Combate ao Aedes Aegypt i,

Data: Terça-feira (17)

Horário: A partir das 8h

Endereço: Travessa Pires de Matos, 50.