A Prefeitura Municipal de Campo Grande abriu nesta quarta-feira, dia 30 de junho, o cadastro de identificação prévia para a vacinação contra Covid-19 de profissionais da imprensa e bancários. O calendário para atendimento destes públicos ainda deverá ser definido.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (Sindjor MS), Walter Gonçalves Filho, comemorou a decisão do município de Campo Grande em incluir os profissionais de imprensa entre os públicos prioritários da vacinação contra a Covid-19.

“Essa é a boa notícia que o Sindjor-MS e a categoria muito aguardavam. Essa é uma luta do Sindjor-MS e de todos os colegas de imprensa, desde quando iniciou a vacinação. A iniciativa da Prefeitura vem fazer justiça a uma categoria considerada essencial no combate à pandemia do coronavírus, mas que não está incluída no Plano Nacional de Imunização (PNI). Somos linha de frente na luta contra o vírus e, por isso, muitos colegas foram infectados, e outros morreram, no cumprimento do dever de levar a informação qualificada. Agradeço à Prefeitura e à Sesau pela medida, uma mostra de sensibilidade para com a nossa causa”, destacou.

Para a presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região, Neide Rodrigues, a inclusão dos bancários na vacinação representa uma vitória para a categoria.

“A Prefeitura de Campo Grande e a Secretaria Municipal de Saúde entenderam a nossa reivindicação de vacinar os bancários. Essa é uma excelente notícia para a categoria bancária, que todos os dias está exposta ao vírus. Nós temos defendido há algum tempo que esses trabalhadores, que executam um trabalho essencial e não podem parar, sejam imunizados contra a Covid-19. Mesmo sendo uma boa notícia, nossa luta ainda vai continuar por ser uma medida restrita ao Município de Campo Grande, e os bancários do interior do Estado também precisam desta vacina”, destaca.

Categorias

O perfil “profissionais da imprensa” abrange jornalistas, cinegrafistas, radialistas, fotógrafos, auxiliares de produção, profissionais que atuam em assessorias de imprensa e demais trabalhadores que atuam em veículos de comunicação .

Os profissionais de imprensa devem apresentar um dos seguintes documentos comprobatórios de vínculo empregatício: Registro profissional (DRT/MTE), holerite ou carteira de trabalho.

Já os bancários deverão apresentar  os seguintes documentos comprobatórios de vínculo em estabelecimento bancário e de atuação: Crachá, holetite ou carteira de trabalho.

O cadastro feito previamente facilita na identificação dos pacientes e dá mais celeridade no processo de vacinação, além de auxiliar na tomada de decisões por parte da gestão, uma vez que, através do sistema, é possível realizar um censo e definir quantas doses serão necessárias para imunizar um determinado público específico.

Atualmente, o sistema de cadastro está aberto para mais de 30 públicos distintos, divididos em idade, categoria profissional, etnias e grupos especiais. A inserção de novos públicos para cadastramento é feita na medida em que há definição de envio de novas doses e as etapas de vacinação sejam executadas.

Como se cadastrar?

O acesso é feito pelo endereço web vacina.campogrande.ms.gov.br, através de qualquer dispositivo que esteja conectado à internet. É necessário escolher o menu “primeiro acesso” e, posteriormente, selecionar o perfil desejado e clicar em continuar. É necessário preencher um formulário com dados pessoais e obrigatórios exigidos pelo Ministério da Saúde.

Antes de finalizar a identificação, a pessoa deverá enviar pelo sistema os documentos de identificação obrigatórios para a vacinação (carteira de conselho da categoria; e/ou documento com foto; e/ou documento de vínculo empregatício; dentre outros).

Finalizada a identificação, a pessoa poderá se dirigir até os locais de vacinação definidos no calendário divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e informar aos responsáveis nesses locais que já realizou a identificação pelo sistema.