O prefeito Marquinhos Trad deu posse, na tarde desta quinta-feira (4) aos novos membros do Conselho Municipal Antidrogas (Comad).  O objetivo do Comad, que tem como presidente a secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, é estabelecer diretrizes da política local de prevenção e atendimento especializado aos dependentes de entorpecentes e drogas, seguindo as normas dos Conselhos Federal e Estadual.

Após dar posse aos novos integrantes do Comad, o prefeito Marquinhos Trad falou sobre a importância de manter uma parceria com a gestão no desenvolvimento de projetos de combate às drogas. “Os integrantes deste grupo têm um preparo excepcional, por isso vou pedir ajuda de vocês para diversas ações porque eu não governo sozinho. Precisamos unir nossas forças, e é isso que estou fazendo, levando a sociedade para dentro da prefeitura. Peço a vocês que, por mais dificuldades que tenham, sejam ativos porque só assim poderemos dar uma expectativa de vida melhor a essa nova geração”, afirmou.

A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, agradeceu o empenho dos integrantes que já compunham o Conselho no desenvolvimento de ações dentro das unidades escolares com o propósito de conscientizar as crianças e jovens sobre o combate e prevenção às drogas.

“Precisamos nos unir mais para divulgar nossas ações. A Semed tem várias políticas sobre o tema que são levadas aos alunos por meio de parcerias com órgãos da Segurança Pública e entidades. Por isso gostaria de pedir que realmente sejam efetivos em nosso grupo para levarmos às nossas escolas, mais atividades como palestras e discussões”, destacou.

O vereador André Salineiro, que tomou posse como um dos suplentes representando a Câmara Municipal, frisou que a questão das drogas afeta toda a sociedade e por isso precisa do envolvimento de todos, com foco na educação. “O Comad pode ajudar muito na criação de políticas públicas, porque as drogas respondem por mais de 50% dos crimes de forma direta ou indireta. O esporte é uma ferramenta fantástica para afastar os jovens das drogas e a Semed também está de parabéns levando palestras aos alunos porque a chave da questão é a educação. Nada melhor do que o conhecimento no trabalho de prevenção”, pontuou.

A solenidade aconteceu na Esplanada Ferroviária e contou também com a presença da secretária-adjunta de Educação, Soraia Campos.

Formação e ações

O Comad é formado por 15 representantes titulares de entidades governamentais e não-governamentais, além dos suplentes. O Conselho Municipal Antidrogas foi instituído pela Lei n. 2.759, de dezoito de outubro de 1990, sob a denominação de Conselho Municipal de Entorpecentes, com a alteração dada pela Lei n. 4.019, de seis de março de 2003

Os conselheiros titulares e suplentes empossados representam órgãos governamentais e não-governamentais e terão o mandato iniciado este ano com término em  2021.

Entre as principais ações realizadas pelo Comad está a Semana Municipal Antidrogas, que acontece junto a semana nacional e a estadual. Este ano o evento foi realizado entre os dias 17 e 28 de junho e destacou o projeto “Valorização da Vida”, iniciativa inédita da prefeitura de Campo Grande, desenvolvido pela Rede Municipal de Ensino (Reme) e tem como proposta realizar formações sobre depressão e prevenção ao suicídio, além de promover palestras e realizar atendimentos nas unidades da Reme.

Também foram realizadas palestras e debates ao longo da semana, incluindo ações em unidades da Reme.