O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, cumpre agenda em Brasília nesta quarta-feira (22). Na primeira reunião, no Ministério do Desenvolvimento Regional, o prefeito e a equipe técnica se reuniram com coordenadora-geral de análise de projetos de Estruturação Regional e Urbana, Cristiana Scorza. Na pauta, recursos para a transformação de uma região histórica em Campo Grande, a Esplanada Ferroviária, que pode se tornar um complexo de economia criativa.

“Solicitamos recurso para o projeto de construção do Parque Tecnológico de Campo Grande; requalificação e estruturação das quatro incubadoras tecnológicas, instaladas no Santa Emília, Estrela Dalva, Mário Covas e Zé Pereira; requalificação inteira da antiga Esplanada Ferroviária, incluindo a antiga rotunda, que será transformada, seguindo nosso projeto, em um novo espaço de eventos em Campo Grande”, declarou o prefeito Marquinhos Trad.

O secretário Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Rodrigo Terra, explica que com a requalificação, as incubadoras funcionarão como pequenos parques tecnológicos.

“Estamos incluindo as incubadoras de Campo Grande no Parque Tecnológico.  Serão pequenos parques instalados  nos bairros da Capital. Com isso, teremos um grande ambiente de tecnologia e inovação, integrando a cidade como um todo. Vamos levar a cultura da inovação e tecnologia por toda Campo Grande”, pontuou Terra.

O projeto foi encaminhado pela Prefeitura há duas semanas. Ele foi aceito pelo Ministério e agora está com o agente financeiro que avaliará a possibilidade de Campo Grande contratar esta operação.

Parque tecnológico

O  Parque Tecnológico terá espaço para pequenas e grandes empresas de tecnologia, auditório, salas de reunião, espaços de convivência, estúdio de música e gravação, espaço maker, entre outros serviços

Em janeiro deste ano foi criado um grupo especial de trabalho para subsidiar o estudo e a estruturação do projeto e as demais ações previstas no Termo de Referência para implantação do Parque Tecnológico e de Inovação.

Requalificação da Rotunda

A proposta de revitalização da Rotunda proporcionará o fortalecimento de uma política cultural e turística mais intensa a Campo Grande, além de agregar valor ao patrimônio local, restaurando-o para transformá-lo em um espaço multiuso.

O planejamento aponta, entre outras metas, construir áreas para quem possam  ocorrer eventos, oficinas, shows, exposições e espetáculos, além de uma biblioteca contemporânea com espaço de convivência social com acessibilidade aos mais diversos tipos de deficiências, sala de aula de dança, espaço para implantação de um teatro em formato que permita flexibilizar a relação palco-plateia.

Acompanham o prefeito na viagem a Brasília a subsecretária de Gestão e Projetos Estratégicos, Catiana Sabadin,  e o diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, Janine Bruno.