ONGS e Protetores Independentes de animais que desejam ser beneficiadas com a castração de seus pets têm até esta sexta-feira (24) para se cadastrarem na Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea). O objetivo do edital é realizar a coleta de informações e dados para estimar a quantidade de organizações não governamentais (ONGs), voluntários que atuam como protetores independentes no segmento da proteção animal em Campo Grande para realização do censo dos animais (cães e gatos) destas entidades e voluntários que servirão de base para a realização de estudos técnicos.

A pesquisa vai mensurar a população de animais sob a guarda de organizações e de protetores independentes que poderão ser atendidos pelos projetos e programas com possibilidade de recebimento de verbas públicas. O estudo irá ainda coletar informações e dados para estimar a quantidade de organizações da sociedade civil (OSCs), voluntários que atuam como protetores independentes no segmento da proteção animal em Campo Grande para realização do censo dos animais (cães e gatos) destas entidades e voluntários.

A subsecretária do Bem-Estar Animal, Ana Cristina Camargo de Castro, ressalta a importância de se realizar o cadastramento já que essa é a primeira vez que a Capital realiza um censo de pets. “Pela primeira vez vamos realizar um cadastramento desses animais que servirá de base para o censo e, assim, nos ajudará na efetivação de estudos técnicos e na consolidação de políticas públicas para o segmento, subsidiando o planejamento e a construção de ações em prol do bem-estar animal.”

Os formulários deverão ser preenchidos com a listagem dos animais acolhidos e mantidos na organização da sociedade civil ou pelo protetor independente, indicando as informações solicitadas nos anexos. Além disso, a Subea realizará todo o atendimento de OSCs e de Protetores Independentes que necessitarem de auxílio para o preenchimento dos anexos, informações referentes aos custos, identificação das atividades realizadas, coleta de informações individuais sobre animais acolhidos e microchipados também estarão dentro do cadastramento.

Para execução deste Edital, as ações e visitas de vigilância do bem-estar animal serão realizadas no prazo de até 90 (noventa) dias, a partir da entrega dos documentos com as informações, podendo ser prorrogado. As dúvidas e solicitações poderão ser encaminhadas para o e-mail: atendimento.subea@segov.campogrande.ms.gov.br e serão respondidas no prazo de até 72 horas ou poderão ser apresentadas presencialmente, observadas as condições impostas pelas medidas de combate a Covid-19.

Este Edital e seus anexos estão disponíveis no Diogrande de 04/08/2021 de nº 6.375 e no sítio eletrônico www.campogrande.ms.gov.br/subea/downloads/

Os agendamentos devem ser feitos através do telefone 2020-1397. A Subsecretaria do Bem-Estar Animal fica
localizada no Paço Municipal na Av. Afonso Pena, 3297, Térreo. Com horário de atendimento das 07h30 às 11h e 13h às 17h30.