A Praça Elias Gadia, no Bairro Taveirópolis, tem opções de esporte e lazer para todas as idades desde Futebol americano e Futebol para crianças e adolescentes até Fitdance, Funcional na areia, Ginástica e orientações na Academia ao ar livre para adultos e idosos. Quem participa, vê no corpo e na saúde a diferença.

Caroline Batista Borges, 27 anos, administradora, é uma das participantes e conta como teve a vida transformada pelo projeto. “Comecei as atividades de ritmos em 2018 com uma aula experimental e me apaixonei. Desde então já eliminei 12 kg, me sinto melhor, mais saudável, e hoje estimulo toda a família a se exercitar. Quando não venho no Elias, vou ao Belmar e levo minha filha para o Ballet Aquático no CEMTE”, contou ela, que completa “como tudo aqui é gratuito não tenho desculpas para não cuidar da minha saúde e da minha família”.

Correndo na areia, Arthur de Oliveira Pedreira, 74 anos, aposentado, explica a importância da saúde após os 60 anos. “Treino desde criança, primeiro na escola, depois no serviço militar, e sempre joguei futebol, e agora, aposentado dou sequência nos exercícios aqui na Praça Elias Gadia. Faço alongamento, corro e depois treino na areia. Assim, mantenho minha vitalidade, disposição e saúde em dia”, disse ele, que frequenta a Praça todos os dias, a partir das 5h30.

Para crianças

No campo de futebol, meninos e meninas correm para pegar a bola. A turma do tradicional futebol corre para chutar e fazer o gol com as oficinas do Projeto Escola Pública de Futebol, todas as terças e quintas-feiras das 15h às 17h. A outra turma corre quarta e sexta, das 8h às 10h, com as oficinas de Flag Football, modalidade semelhante ao Futebol Americano nas regras, mais ao invés de derrubar o adversário para impedir seu avanço, no Flag, basta retirar uma das fitas.

A jovem Vitória Gonçalves Rondon, 13 anos, conheceu o Flag Football por indicação da família e não quer fazer outro esporte. “Eu vim com a minha família, e alguns amigos da Escola Jose Antonio Pereira e é muito legal. Aprendi uma nova modalidade e me divirto aqui”, disse a estudante.

Com mais de oito oficinas gratuitas para a comunidade, a professora Sabrina Angoleri comentou os benefícios do exercício físico. “Mais de mil pessoas passam todos os dias pela praça e participam das modalidades de esporte e lazer, buscando uma melhora na autoestima, vida de qualidade, prática regular de exercícios, manutenção do peso adequado, postura e a socialização. Assim, o corpo e a mente ficam saudáveis”, explicou.

Inscrições

Para iniciar as atividades gratuitas oferecidas pela Prefeitura de Campo Grande, o interessado pode se inscrever direto com o professor no local desejado. A programação completa está no site da Funesp https://www.campogrande.ms.gov.br/funesp/artigos/praca-esportiva-elias-gadia/