A 2º conferencia Livre sobre a saúde da população em situação de rua e usuários de álcool e outras drogas, que acontece nesta quarta-feira (12) na Praça Ary Coelho, a partir das 13h, visa a promoção de estratégias e ações de redução de danos. O evento conta com a participação de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Assistência Social (Sas) e da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU), com a realização do Conselho Municipal de Saúde.

WhatsApp Image 2019-06-12 at 09.42.23A redução de danos é uma política de saúde que surgiu no final da década de 1980 no Brasil, e serve como dispositivo para garantir os direitos dos usuários de substâncias psicoativas aos princípios do SUS (universalização, integralidade e equidade).

O trabalho do redutor de danos tem como objetivo fortalecer o vínculo com pessoas que fazem uso de substâncias para, desta maneira, estimular o autocuidado e a reflexão sobre o uso de drogas, além de prevenir a transmissão de doenças.

O redutor de danos costuma ir aos locais em que as pessoas fazem uso de substâncias com o intuído de discutir a relação que ele tem com a substância, se vinculando aos usuários para falar de um tema que muitas vezes é difícil.