A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), promove a live em comemoração ao povo cigano, transmitida no canal do Youtube da Sectur, no dia 23 de maio, às 19h30.

A transmissão ocorre em alusão ao Dia Municipal do Povo Cigano, comemorado na data de 24 de maio e instituído pela lei de número 6.532/21, integrando o Calendário Oficial de Eventos de Campo Grande em reconhecimento à contribuição da etnia cigana para o aprimoramento da cultura campo-grandense, como também para o fortalecimento e afirmação da cultura e identidade cigana.

De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Freitas, a pasta valoriza a diversidade de culturas étnicas. “Poucos sabem, mas na Capital vivem aproximadamente 400 pessoas ciganas. Com certeza eles têm muito a nos ensinar com uma cultura tão rica em saberes, representado pela Romani Federação Sul-mato-grossense de Cultura e Etnia Cigana”, pontua.

A programação se inicia com fala do presidente da Federação Sul-mato-grossense de Cultura e Etnia Cigana, Pedro Nicolich, e se estende com leitura de um poema de Nena Sarti, “Santa Sara Kali – A Escrava Livre”. O músico Nuno Baes se apresenta e, finalmente, a live se encerra com apresentação do Estúdio de Dança Isa Yasmin.

Serviço – O canal do Youtube da Sectur pode ser acessado por meio do link https://youtube.com/secturcg .