“A Menina dos Olhos da Rua nua” é o nome do livro do escritor Paulo Paes, que será lançado neste sábado, 22 de maio, das 14 às 20 horas, na Plataforma Cultural. O lançamento da obra literária conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). O evento vai ocorrer seguindo os protocolos de biossegurança de prevenção da Covid-19.

A inspiração do autor Paulo Duarte Paes veio dos tempos em que foi educador de crianças de rua, nas décadas de 80 e 90. Os sentimentos mais profundos, talvez dolorosos, vivenciados, foram sublimados no sentimento poético.

A obra caminha no sentido contrário aos movimentos poéticos predominantes do nosso tempo, recuperando a narrativa histórica de uma personagem: a Menina que viveu nas ruas centrais de Campo Grande, passando-se por menino para conseguir sobreviver. Mesmo ancorado numa narrativa objetiva seu percurso é absolutamente inesperado, construindo figuras imagéticas que vão muito além do real. Uma inesperada fuga da realidade para uma constante ressignificação simbólica livre e poética.

No poema “A Rua” é o personagem que narra a história da menina. É no jogo dos sentidos entre a Menina e a Rua que se torce a realidade para beber seus respingos.

“Esta obra é composta por 67 poemas e três crônicas. Fiquei muito feliz com o resultado espero contribuir com a produção poética do Estado que é bastante grande”, pontua Paulo Paes.

As ilustrações são do artista Leonardo Mareco, feitas com referência aos lambe-lambe, técnica de colagem da arte urbana, se conectando à história da personagem principal onde viveu a Menina. Algumas obras foram criadas e coladas especialmente para ilustrar a história da Menina. Outras obras já existiam, mas compõem uma recriação atemporal conotando uma outra possibilidade de sentidos visuais paralela ao poema.

Serviço – A Plataforma Cultural está localizada na Avenida Calógeras, 3015.