Planurb realiza V Seminário do Sistema de Informações Geográficas

IMG_6780 Foto: Diogo Gonçalves

Campo Grande, 21/11/2018 às 12:23

A Prefeitura de Campo Grande iniciou nesta quarta-feira (21) o V Seminário SIG (Sistema de Informações Geográficas). A abertura contou com a participação do diretor da Agência Municipal Tecnologia da Informação e Inovação, Paulo Fernando Cardoso, da primeira-dama, Tatiana Trad, e da diretora da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento  Urbano, Berenice Maria Jacob, que ressaltou a importância do debate.

IMG_6798“Queremos propiciar a capacitação e levar oportunidade de discussão entre os que trabalham e se interessam pelo SIG. É importante debater o desenvolvimento e incorporar os instrumentos que são eficientes e balizadores de um bom planejamento das iniciativas públicas”, frisa Berenice.

Já a primeira-dama Tatiana Trad destacou a importância da Agenda 2030. “A Agenda 2030 tem um objetivo que vai muito mais além das questões do meio ambiente. Com a agenda, vamos coletar dados que servirão para implantação de políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da população”, diz Tatiana.

O diretor-presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação, Paulo Fernando Garcia Cardoso, pontua que nessa gestão  houve enormes avanços nessas duas plataformas, com o SISGRAN e o SIMGEO.

“Hoje, estão ali disponibilizadas informações georreferenciadas e indicadores do nosso município. Essas informações estão sendo atualizadas e vêm sendo utilizadas pelos órgãos da Prefeitura para o planejamento das ações e a tomada de decisão. A população, principalmente os estudantes, também são grandes utilizadores dessa plataforma, que pode ser acessada a qualquer momento através da internet”, diz Paulo.

IMG_6815

A primeira-dama Tatiana Trad entregou para o palestrante Daniel Frainer o livro “Campo Grande Memórias em Palavras”.

Para representante da WWF Brasil, Júlio César, o evento contribuirá para a utilização de diversas ferramentas para o desenvolvimento organizacional do meio ambiente.

“Vamos compartilhar conhecimento de diversas ferramentas, que beneficiará diversos setores e, principalmente, a melhor coleta de dados para o geoprocessamento”, comenta o palestrante Júlio César.

O Sisgran é o primeiro e um dos instrumentos mais importantes do Simgeo porque aperfeiçoa os mecanismos de coletas, sistematização e análises  de dados e de disponibilização de dados que são customizados para o planejamento e para gestão do Município de Campo Grande, melhorando, assim as ações da nossa cidade.

V Seminário SIG:

O V Seminário de Aplicação do Sistema de Informações Geográficas (SIG) tem como objetivo demonstrar os benefícios do uso das tecnologias baseadas no Sistema de Informações Geográficas, com foco na geração de novas ideias para as tomadas de decisões, enfrentamento de questões essenciais, monitoramento dos impactos das políticas públicas. Também serão apresentados relatos de experiências de sucesso.

O seminário tem como público alvo servidores públicos que atuam nas áreas de Planejamento Urbano, Cartografia, Tecnologia da InfoIMG_6748rmação, pesquisadores, bem como acadêmicos e professores. O evento é uma realização conjunta da Prefeitura de Campo Grande, por meio do Sistema Municipal de Geoprocessamento (SIMGEO), composto pela Planurb, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMADUR) e a Agência Municipal de Tecnologia e Informação (Agetec).

 

 

Apoio:

São apoiadores do seminário: (UCDB), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), ONG WWF Brasil e Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL).

 

 

Rede Municipal de Sites e Serviços On-line de Campo Grande MS

http://www.campogrande.ms.gov.br/