A Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a ONG Parceiros Voluntários, promoverá a capacitação de educadores e alunos, a partir do 7º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino (Reme), para levar às unidades escolares o projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania, com projetos voltados à liderança cidadã e fotografia.

A parceria tem por objetivo oferecer formação para professores das escolas municipais e estudantes, nas próprias comunidades, com questões sociais que precisam de resoluções práticas. As inscrições estão abertas até o dia 16 de abril.

A capacitação dos educadores está prevista para acontecer nos dias 20 a 22 de abril, e dos alunos de 5 a 26 de maio. Já a exposição com o resultado do projeto acontecerá até o final de junho.

A implantação e coordenação do projeto, na Rede Municipal, é de responsabilidade da Divisão de Tecnologia Educacional – Ditec. “Nas capacitações, o projeto desenvolve o acolhimento de professores em processos de escuta e diálogo sobre as adversidades do contexto da pandemia, além de promover reflexões a partir de dinâmicas de empatia e conexão entre a rede de professores.”, explicou Alana Bardella da Silva, professora que atua na Ditec e responsável pela expansão do projeto na REME.

Será oferecido a todos os participantes um certificado reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura/UNESCO. Os professores interessados podem fazer a inscrição pelo site www.tribos.org.br.

AÇÕES

Em outubro de 2020, como parte das ações desenvolvidas pelo projeto, alunos do 7° ao 9° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Eduardo Olímpio Machado, no Bairro Coophavila II, arrecadaram alimentos – frutas, legumes e ovos – para animais que vivem no Pantanal de Mato Grosso do Sul. A ação foi realizada após o grande incêndio que causou grandes danos na região pantaneira no ano passado, e ganhou o apoio da comunidade.