Com o Dia Mundial da Conscientização do Autismo estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) em dois de abril, e para cumprir as leis municipais nº 5.861 e 5.863 de 1º de setembro 2017, a Semed (Secretaria Municipal de Educação) e a Associação de Pais PRO D TEA (Associação de Pais e Responsáveis Organizados pelas pessoas com Deficiência e Transtorno do Espectro Autista) irão realizar, a partir da próxima segunda-feira (2), a 1ª Semana TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) que acontecerá até o dia cinco de abril, com oficina e palestras gratuitas para pais e profissionais da Educação.

A primeira semana do evento acontecerá até o dia cinco de abril no Cefor (Centro de Formação) da Semed e terá profissionais especialistas das áreas da Saúde, Educação e Direitos Humanos.

Ainda como parte da programação, no dia da abertura do evento, especialistas e autoridades participarão, junto à comunidade, de uma Roda de Conversa, onde irão expor suas atividades e serviços voltados às pessoas com autismo e suas famílias, esclarecendo dúvidas, discutindo metas e apresentando políticas públicas voltadas para essa comunidade.

A Semana TEA faz parte da programação nacional de conscientização do autismo, organizada por entidades civis. No Brasil, estima-se que 2 milhões de pessoas têm diagnóstico de  autismo.

A Organização Mundial de Saúde acredita que exista pelo menos 1% de pessoas autistas por região demográfica dentro do espectro. Em Campo Grande, esse número é de pelo menos oito mil habitantes.

A Rede Municipal tem 367 alunos com transtorno do espectro autista, que são acompanhadas tanto em sala de aula quanto no contraturno, período em que elas são assistidas em uma sala de recursos, onde o profissional que presta o atendimento faz um planejamento adequado às necessidades da criança.

Os interessados em participar das palestras podem acessar o site http://www.even3.com.br/1SemanaTea2018 e realizar a inscrição. Mais informações pelos telefones (67) 3022-3617 e (67) 99193-5519.