O serviço de borrifação ultra baixo volume (UBV) – popularmente conhecido como Fumacê – irá intensificar as ações de combate ao Aedes aegypti em doze bairros de Campo Grande nessa segunda-feira (29). As equipes passarão pelos bairros Jardim Batistão, Caiçara, Caiobá, Centenário, Centro Oeste, Tarumã, Taveirópolis, Tijuca, Pioneiros, Piratininga e União. 

As doze equipes da Coordenadoria de Controle e de Endemias Vetoriais (CCEV) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) irão circular pelas ruas dos bairros entre as 16h e 22h, seguindo um itinerário previamente estabelecido. O serviço pode ser adiado, ou até mesmo cancelado, caso ocorra ventos fortes ou chuvas, uma vez que esses eventos fazem com que o inseticida lançado perca a eficácia. 

A população deve abrir portas e janelas enquanto os veículos passarem pelas ruas, permitindo que as gotículas do veneno entrem no interior da residência, onde normalmente estão abrigados os Aedes aegypti. 

O inseticida atinge os mosquitos adultos, preferencialmente as fêmeas, que são as transmissoras das doenças. Ainda assim é possível que outras espécies sejam atingidas e, por isso, é necessária uma aplicação criteriosa do veneno. 

Confira o itinerário: