Mesmo em tempos de distanciamento físico e aulas remotas, por conta da pandemia, alunos da Escola Municipal Professora Eulália Neto Lessa, na Vila Manoel Taveira, fizeram um passeio cultural virtual no Museu das Culturas Dom Bosco, em Campo Grande. O passeio on-line, organizado pelas coordenadoras Adriana dos Santos e Cláudia Américo, foi realizado para que os estudantes pudessem conhecer a formação da população brasileira.

O passeio ao museu, realizado por meio de aplicativo, foi guiado por um funcionário do local. Na aula, os alunos puderam ver objetos indígenas da cultura do Estado e fizeram perguntas. Teve a duração de quase uma hora e os alunos conheceram a importância dos museus para a preservação da cultura e memória de um povo.

A atividade com os alunos também contou com o auxílio de fotos feitas em 360°. Os estudantes conheceram bonecos, vestimentas de festas e rituais, ferramentas e representatividades das etnias Xavante, Terena, Kaiowá e Bororo.

O passeio contou com a participação de aproximadamente 70 alunos dos 4º e 5º anos, matutino e vespertino, com a intenção de proporcionar um ambiente de aprendizado e conhecimento.

“Foi uma oportunidade de conhecer o espaço, mesmo virtualmente, e saber um pouco da cultura e das etnias do nosso Estado. Estávamos na semana dedicada à conscientização da cultura indígena e, para não usarmos estereótipos, tais como pintura de rosto, pintura de imagens, pensamos em proporcionar um dia diferente”, disse a coordenadora Adriana dos Santos.

“Interessante que, mesmo em casa, podemos aprender, nos comunicar e reconhecer. A respeito da aula virtual do museu, achei muito legal, o conhecimento que tivemos, a participação de outros colegas também. Ver todos participando foi uma satisfação, fiquei impressionada com as figuras históricas”, afirmou Patrícia Dias da Silva, mãe do aluno Lucas Nogueira da Silva, do 4º ano.

“Achei bem interessante também. O que mais gostei foi das ocas deles, dos artesanatos. Gostei também porque vi meus amiguinhos. Eu aprendi a dar valor nas histórias. É uma coisa que vou levar para o resto da minha vida”, disse Lucas.

Depois da interação on-line dos alunos com o museu, a Universidade Católica Dom Bosco/UCDB, que administra o local, decidiu realizar passeios virtuais no período de 17 e 21 de maio, para comemorar a Semana Nacional dos Museus.