Com o objetivo de dar celeridade no diagnóstico de Covid-19, o Centro de Testagem da prefeitura, inaugurado no último dia 10, passou a ofertar gratuitamente à população até 350 exames de antígeno por dia. O resultado sai em até 20 minutos e é considerado o mais confiável dentro dos testes rápidos, se enquadrando no padrão ouro, assim como o RT-PCR. 

O exame utiliza a mesma forma de coleta de material para análise do exame mais realizado na rede municipal de saúde, através do Swab nasal. Da mesma forma que o RT-PCR, só será feito o exame em quem apresentar sintomas respiratórios, como tosse, coriza, dores de cabeça e pelo corpo e febre, há até sete dias. 

Após a coleta do exame, a pessoa aguarda até 20 minutos para sair o laudo e quem tiver o resultado positivo já tem a orientação e encaminhamento para unidade de saúde de referência para atendimento. O paciente também passa a ser monitorado pelo serviço da Sesau e poderá entrar em contato com a teleconsulta em caso de dúvidas, pelo telefone 2020-2170.

O teste de RT-PCR continua sendo ofertado em 32 unidades de saúde da Capital, sendo realizados até 700 coletas por dia por livre demanda, ou seja, sem a necessidade de agendamento. O resultado do exame é disponibilizado de três a cinco dias úteis após a coleta no site da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Caso o paciente tenha alguma dificuldade de acesso, a recomendação é procurar a unidade de saúde mais próxima. 

Serviço 

Instalado em estrutura cedida pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o Centro de Testagem da Covid-19 conta com quatro boxes para cadastro e quatro boxes para coleta, sendo um adaptado com acessibilidade, e sala de aconselhamento pós-teste. O efetivo é composto por 23 servidores, entre administrativos, técnicos e enfermeiros, além de acadêmicos, que irão trabalhar em regime de plantão. 

O Centro de Testagem Covid-19 está situado na Rua Barão Do Rio Branco, 1811, Centro. O atendimento é diário, incluindo fins de semana e feriados, de 7h30 às 17h30.  Não é necessário agendamento.