A manhã desta segunda-feira (25) pode ser considerada um marco para a gestão da cidade. Interlocutores de todas as unidades administrativas da Prefeitura Municipal de Campo Grande se reuniram em uma capacitação de monitoramento das metas do Plano Municipal de Gestão Estratégica por Resultados 2021-2024, lançado em agosto deste ano.
O Plano trata-se de uma relação de metas que devem ser cumpridas pela administração nos quatro anos de mandato. São compromissos que englobam as quatro marcas de governo: Campo Grande Mais Segura; Desenvolvida e Sustentável; Humana e Cidadã e Campo Grande Inteligente, e contemplam todas as áreas da Prefeitura.
Para promover o acompanhamento do que está sendo feito em cada setor, a Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), desenvolveu um software específico de gestão estratégica. Sob a coordenação da Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos (Sugepe), os interlocutores designados pelos secretários das pastas vão abastecer o sistema com as informações de cada meta, indicando prazos, status de obras, dentre outras informações. Com base nesses dados, será gerado um relatório mensal de acompanhamento focado no planejamento cada vez mais assertivo, visando o cumprimento das ações.
“Acredito que esse será um programa referenciado nacionalmente pela sua magnitude e transparência de gestão. Quando nos é pedido um objetivo, trabalhamos para entregar aquilo que nos foi solicitado, e agora estamos entregando muito além do que foi pedido. Por isso, acredito, vamos avançar muito, vamos avançar e fazer muito mais pela nossa cidade”, afirmou a vice-prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes.
O superintendente de planejamento e gestão da informação, Rodrigo Giansante, é quem está coordenando o processo que está sendo adotado. “Nosso plano é repensar o planejamento para gastar energia naquilo que vai fazer realmente a diferença para as pessoas”.
A titular da Sugepe, Catiana Sabadin, ressaltou aos interlocutores que a proposta é trabalhar em conjunto para atingir as metas e fazer mais por Campo Grande. “Nossa função, enquanto Sugepe, é pegar na mão de vocês, ver quais são os problemas, para que a gente promova a interlocução e as reuniões necessárias para destravar o que for preciso e avançar. É para vermos os problemas e resolvê-los. Queremos criar o hábito do planejamento com um grupo capacitado”.