A Prefeitura de Campo Grande iniciou a reforma do Obelisco, monumento em homenagem ao fundador de Campo Grande. Ele é o  quarto monumento a ser revitalizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). O processo de revitalização deve seguir por 90 dias até ser entregue à população totalmente revitalizado.

O monumento, que tem uma efígie do fundador da cidade, José Antônio Pereira,  foi construídono dia 26 de agosto de 1933, na gestão do Prefeito Ytrio Corrêa da Costa, com projeto do Engenheiro Newton Cavalcanti, então comandante da Circunscrição Militar.

A revitalização prevê obras de drenagem, iluminação, impermeabilização, pintura e sanitização do monumento, além de paisagismo da área verde ao redor. Todo o projeto segue as leis de tomba como patrimônio histórico do Município de Campo Grande, pela Lei Legislativa n.100, de 9 de setembro de 1975,

De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Freitas, a valorização do patrimônio público é essencial para fomentar o Turismo na cidade. “Entendemos que todos os esforços são importantes quando pensamos em patrimônio. Uma cidade que não cuida de seus monumentos não sabe de sua história”, diz ele.

Até o fim do ano, mais um monumento será revitalizado, desta vez, “O Ninhal”, localizado no final da Avenida Afonso Pena, em frente ao Parque das Nações.

Revitalização foi possível por conta de acordo

O processo de revitalização do Obelisco só foi possível por conta de um Termo de Acordo entre o Ministério Público e a Prefeitura Municipal, referente a demolição do imóvel localizado na Rua Barão do Rio Branco 1406, inserido na Zona Especial de Interesse Cultural – ZEIC, nos termos da Lei Complementar n. 161/2010.