No ano em que Campo Grande completa 122 anos, a juventude da cidade foi contemplada com diversos novos serviços, até mesmo as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19 não foram empecilho para a evolução das políticas públicas voltadas aos jovens da capital, com ações pensadas para o desenvolvimento desse público. Com esta missão, a Prefeitura de Campo Grande aprimorou e reestruturou a Subsecretaria para a Políticas para a Juventude (Subjuv).

“O prefeito Marquinhos Trad tem tido um olhar muito importante para a pasta da juventude, e entendeu que temos que ampliar os atendimentos. Mais que isso, fazer valer o plano de governo, que prevê um centro de referência para os jovens. Este novo lugar será a casa da juventude campo-grandense. Essa nova sede nos proporciona tudo isso. Mudamos para um espaço três vezes maior, com mais salas de aula e até mesmo para nossos servidores que agora estão todos setorizados. Este novo imóvel possibilitou tudo isso, são muitas conquistas! O jovem campo-grandense tem muitos motivos para comemorar. Caminhamos muito tempo em poucos meses. ” Declarou a subsecretária da juventude, Laura Miranda.

O Investimento no Levantamento de Dados

No mês de março a novidade foi a instauração do Observatório Municipal da Juventude (OMJ) que tem a função de gerar números indicadores para direcionar as políticas públicas para a juventude da capital, para que os trabalhos impactem de forma efetiva a realidade do jovem campo-grandense, o observatório conta com uma equipe técnica de gestores em caráter permanente, que são os responsáveis pela execução do levantamento das informações, bem como a sua apresentação.  O observatório tornou-se uma realidade a partir da publicação do Decreto n. 14.676, de 18 de março de 2021.

O primeiro boletim do OMJ está publicado, e traz dados referentes aos impactos da pandemia da covid-19 na saúde dos jovens de Campo Grande. O Observatório Municipal da Juventude foi instaurado a partir do Decreto n. 14.676, de 18 de março de 2021, que regulamentou os procedimentos de implantação e funcionamento do mesmo, o boletim está disponível no endereço eletrônico https://www.campogrande.ms.gov.br/subjuv/downloads/observatorio-municipal-da-juventude/

A Nova Sede da Subsecretaria da Juventude

Para melhor atender aos jovens no dia primeiro de junho a Subsecretaria de Políticas para a Juventude (SUBJUV) mudou-se para sua nova sede, que agora conta com salas de aula e auditório que estão sendo usadas nos cursos, o estúdio com equipamento de áudio e vídeo também possibilita a criação de conteúdos multimídia como cursos de educação a distância; podcasts e programas voltados ao desenvolvimento dos jovens.

Com essas readequações os servidores também foram beneficiados, agora estão melhor acomodados em seus setores, com salas amplas e arejadas. Com a adequação a SUBJUV aumentou sua em capacidade de atendimento em 75% nos cursos oferecidos, os cursos oferecidos são voltados para a qualificação e mercado de trabalho, um dos mais procurados é o de assistente administrativo, o curso de garçom e atendimento ao cliente também é muito buscado e tem bons índices de oportunidades após a conclusão.

Além dos cursos são oferecidos atendimentos psicológicos e orientação vocacional. Vale ressaltar que todos cursos e atendimentos oferecidos são gratuitos. A nova sede fica no Bairro Jardim do Estados, região central da cidade.

O Centro de Referência da Juventude

A instauração do Centro de Referência da Juventude foi outro passo importante nas políticas públicas para os jovens, com isso outras instituições poderão oferecer atendimentos na nova sede Subjuv, como a Junta de Serviço Militar (para facilitar o acesso ao alistamento militar); Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (para a emissão do primeiro documento de identidade) e a Fundação Social do Trabalho (para encaminhamento ao mercado de trabalho e emissão carteira de trabalho).

O Decreto 14.838 para implantação do Centro de Referência da Juventude (CRJ) e os termos de cooperação com as entidades parceiras foram assinados durante a inauguração, a solenidade fez alusão ao aniversário dos 122 anos da cidade e também ao Dia Internacional da Juventude, comemorado anualmente no dia 12 de agosto.

 Veículo para Transporte de Alunos

Outro ganho importante para a juventude de Campo Grande foi a aquisição de uma Van Renault Master 2021, de 17 lugares, o veículo está sendo usado no deslocamento dos jovens que moram nas regiões mais afastadas do centro da cidade para participarem dos diversos cursos oferecidos na sede da Subjuv, bem como levar os professores para lecionar nos bairros.

 

Campanha de Destaque Nacional

Envolvendo a divulgação de conteúdos multimídia nas redes sociais e intervenções em alguns pontos de vacinação, a Campanha Vacina Juventude coordenada pela Subjuv, foi destaque na mídia nacional, bem como as ações de todo trabalho de vacinação, visto que a força de trabalho montada pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), mantem Campo Grande como a capital com maior índice de imunização do pais.

A Subjuv em parceria com a Sesau promoveu intervenções artísticas levaram diversas atrações artísticas ao Guanandizão em duas ocasiões, com música sertaneja, pagode, grupo de jazz e dj com objetivo foi de animar o dia dos jovens que buscaram a imunização. O fomento da #vacinajuventude também faz parte da campanha, para que os jovens sejam multiplicadores da iniciativa e incentivem outros a fazer o mesmo.

Todas as ações citadas acima, assim como outras atividades da Subjuv contemplam as   normativas do Estatuto da Juventude LEI Nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. No Art. 3° a lei trata das diretrizes gerais da administração pública para garantir o acesso dos jovens aos serviços públicos, como, garantir a inserção social e prover meios e equipamentos públicos que promovam o acesso a produção cultural, saúde, educação e desenvolvimento social.

Informações sobre os atendimentos oferecidos e ações o contato é (67) 334-3577 ou pelo WhasApp (67) 99302-5275, as atividades podem ser acompanhadas pelas redes sociais basta buscar pelo @subjuvcg. Já o novo endereço da Subsecretaria de Políticas para a Juventude, bem como o Centro de Referência da Juventude estão localizados na R. Vinte e Cinco de Dezembro, 924, 3° Andar do Condomínio Marrakech (Entrada alternativa pela Rua Antônio Maria Coelho, 2641) Jardim dos Estados, Campo Grande – MS.