Neste dia 28 de agosto é celebrado o Dia do Agricultor e, para comemorar a data, a Prefeitura de Campo Grande reafirma seu compromisso com o setor, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), com ações de fomento, patrulhas agrícolas, apoio à comercialização e realização de projetos visando a inserção dos produtores rurais do município no desenvolvimento rural da cidade.

A Prefeitura possui atualmente 10 patrulhas agrícolas, fixas ou em forma de rodízio, atuando nas regiões que atendem cerca de 24 comunidades. Recentemente foi realizado processo seletivo para contratação de operadores de máquinas que serão inseridos nesse trabalho. “As patrulhas estão nas comunidades para favorecer o processo produtivo através do preparo e correção do solo, que é a base do bom plantio e de uma boa colheita”, afirma o agrônomo João Duarte, superintendente do agronegócio da Sidagro.

“O propósito da Sidagro é apoiar o produtor em todo o processo de produção. A prioridade são os agricultores familiares, mas apoiamos também o fomento à produção rural em todos os níveis – pequenos, médios e grandes. Grande parte das ações está voltada à orientações quanto ao sistema produtivo, principalmente na parte de comercialização, focando naquilo que o agricultor precisa para o desenvolvimento do seu trabalho”, pondera João Duarte.

Além das ações citadas, a Prefeitura também irá contratar a construção de seis pontes de concreto na zona rural de Campo Grande, sendo cinco delas na região do Distrito de Anhanduí, que concentra a maior parte da produção agrícola do município, com quase 90 mil hectares de lavouras de soja e milho.

Técnicos da Sidagro estudam também o texto do Decreto que regulamenta o Plano Municipal da Agricultura Urbana e participam ativamente na elaboração do Programa de Desenvolvimento Rural. Na próxima terça-feira (03/08) será realizada a reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), quando esse tema será debatido.