Até o fim do mês, estão programadas diferentes atividades para conscientizar a população sobre a importância da prevenção de queimadas urbanas. Neste ano, pela primeira vez, monumentos e pontos turísticos estão iluminados de laranja em alusão ao Agosto Alaranjado (Lei Municipal n. 5.864, de 13 de setembro de 2017).

Somente no primeiro semestre de 2019, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul combateu 1.612 incêndios em vegetação em Campo Grande. No mesmo período, a Central de Atendimento ao Cidadão (Central 156) recebeu 85 denúncias de queimadas em terrenos baldios.

Já os fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) autuaram e multaram 138 proprietários de terrenos baldios, de acordo com o artigo 18-A do Código de Polícia Administrativa de Campo Grande (Lei Municipal n. 2.909, de 28 de julho de 1992).Foto 03

O representante da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (PLANURB) no Comitê Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos de Campo Grande (COMIF), Vinícius Zanardo, destaca que infelizmente parte da população ainda pratica a queimada como forma de limpeza dos terrenos e eliminação de resíduos sendo necessário um trabalho constante de conscientização.

“Ainda há uma cultura de alguns cidadãos em provocar queimadas para limpeza de terrenos. Além de crime ambiental, essa prática é nociva ao meio ambiente e a saúde de toda população. Precisamos deixar de lado esse hábito, conscientizarmos e solucionarmos esse problema”.

A ação foi proposta pelo COMIF e recebeu a adesão dos monumentos e pontos turísticos: Câmara Municipal de Campo Grande, Obelisco, Torre de Transmissão da TV Morena e Santuário Estadual Nossa Senhora Perpétuo Socorro.

Além disso, as informações da campanha “Diga não às queimadas urbanas”, que este ano possui como tema “Onde tem queimada, não tem saúde!”, foram disponibilizadas pelas concessionárias Águas Guariroba e Energisa, nas contas de água e energia, respectivamente.