Mais de 5 mil pessoas prestigiaram a 3ª edição da Feira da empregabilidade, que aconteceu neste sábado (7), no Shopping Bosque dos Ipês, das 10 às 15 horas. O evento reuniu instituições que fazem a integração entre pessoas que estão procurando estágios e as empresas que estão buscando mão de obra qualificada. Entidades que atuam com ensino e desenvolvimento pessoal também estiveram participando do evento.

@400A0124
Subsecretario da Juventude, Maicon Nogueira

Para o Subsecretario da Juventude, Maicon Nogueira o evento superou as expectativas com a oferta de 500 vagas para o mercado de trabalho.

“Com estas vagas seria natural também o número de pessoas no evento e pelo que vemos passaram pelo evento mais de 5 mil pessoas entre jovens e adultos. Isso é muito bom porque notamos que Campo Grande volta a ficar com o mercado de trabalho aquecido e as oportunidades estão surgindo. Não são vagas somente para os jovens, mas para pessoas de todas as idades. O que diferencia aqui é  que a pessoa vai sair feliz, ou não, depende  da qualificação e o currículo de cada um. Vamos continuar com essas ações por ser a principal ação da Secretaria da Juventude. Temos o compromisso de facilitar a inserção do jovem no trabalho, para que ele tenha a oportunidade do primeiro emprego. frisa Maicon Nogueira.

@400A0109
Cristiane Gomes

A jovem Cristiane Gomes foi até o Shopping Bosque dos Ipês pretendendo uma vaga no setor administrativo. “Caso aparece outra oportunidade de trabalho vou aceitar. Para quem busca uma vaga de trabalho este evento foi ótimo. Para mim mais ainda porque eu moro aqui no Jardim Columbia”, disse Cristiane.

Já Emanuel Neto, 25, estudante em ciências contábeis busca uma vaga na área de estagiário. “É um evento bacana que auxiliar as pessoas a ter um trabalho”, comentou.

Aline dos Santos, do Centro de Integração, Empresas e Escola (CIEE), destaca que encaminhar jovens para o mundo do trabalho por meio de estágio reforça o aprendizado. “Por meio da Subsecrearia da Juventude nós temos acesso aos jovens. Este evento reforça ainda mais a nossa parceria e quem ganha são aqueles que estão buscando aprendizado e oportunidade de trabalhar”, diz Aline.

Cerca de 30 parceiros disponibilizaram mais de 500 vagas no mercado de trabalho em diversos setores da sociedade, entre eles estão a Fundação Social do Trabalho (Funsat), que ofereceu 300 vagas; a Skill Recursos Humanos, que com 150 oportunidades; a BTCC, com 100 vagas; o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), com mais 200 vagas; a MRV Engenharia, que disponibilizou 20 vagas para diversas áreas na construção civil e a Escola de Idiomas Minds, que possui duas vagas de emprego.

A Feira da Empregabilidade é o terceiro pilar na formação dos jovens, sendo que os outros dois são o Curso de Capacitação Profissional, que aborda questões sobre o desenvolvimento psicossocial dos participantes, e o Telecentro da Juventude, que oferece cursos de qualificação. “Todas as ações são baseadas no Estatuto da Juventude, que preconiza que os órgãos públicos ofereçam oportunidades de habilitação e encaminhamento para o mercado de trabalho”, explicou o subsecretário, Maicon Nogueira.

O voluntário na área de Relações Institucionais da Subsecretaria, Carlos Roboton, destacou que a Feira é uma oportunidade de reunir em um só lugar pessoas que estão procurando uma oportunidade e empresas que estão oferecendo as vagas. “É fundamental essa união de forças para que possamos contribuir com a formação de jovens e adultos. A participação das empresas nesse processo tem sido excelente e temos obtido resultados muito positivos”, ressaltou.

“A parceria com o shopping Bosque dos Ipês permitiu novas oportunidades de emprego para uma região onde muitas pessoas têm dificuldade de sair para ir para os locais onde estão as instituições que oferecem as vagas. Realizar as ações perto do cidadão é uma orientação do prefeito Marquinhos Trad e estamos buscando atender também as necessidades dos moradores de cada região”, lembra o coordenador de ações da Subjuv, Wilson Lands.

Para mais informações, entrar em contato com a Subsecretaria de Políticas para a Juventude no telefone 3314-3577.