A 9° edição da Funsat Itinerante no CRAS São Conrado atendeu mais de 250 pessoas e encaminhou para o mercado de trabalho 184, sendo que 44 delas já saíram com processo seletivo agendado com o Grupo Energisa, que ofertou 100 vagas. A ação que contou com a participação de diversas secretarias parceiras.

O evento é uma realização da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Social do Trabalho (Funsat), que tem o objetivo de atender todo cidadão campo-grandense que necessitar de atendimento do poder público.

“O nosso papel é atender a população de Campo Grande. A Funsat não é só emprego, mas também é atenção, atendimento de qualidade e o mais importante, é humanização. Este é o lema da nossa gestão: poder reunir as secretarias em uma ação significa respeito às pessoas daquela região, que vão conseguir o atendimento que almejam do poder público”, comenta Luciano Martins, Diretor Presidente da Funsat.

A Funsat Itinerante disponibilizou durante a ação na última sexta-feira (16) qualificação profissional, intermediação de vagas de emprego, orientação, formalização e regularização de MEI (Microempreendedor Individual), carteira de trabalho digital, atendimento e inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

Maximiliano da Silva Lamera, de 17 anos, é do Estado do Paraná e está em Campo Grande há apenas três dias. Ele já foi participar da ação em busca de uma oportunidade de emprego. “Estou em Campo Grande há três dias, vim do Paraná para constituir família aqui e preciso de uma oportunidade de empego, fiquei sabendo da ação e vim correndo pra cá, tenho fé em Deus que vou conseguir trabalho”, diz Maximiliano.

A Subjuv (Subsecretaria de Políticas para Juventude) também esteve presente na ação levando orientações relacionadas às atividades que são oferecidas aos jovens de 15 a 29 anos, como curso de qualificação gratuita.

O diretor-adjunto da Subjuv, Niky Guesso, falou da importância de levar os serviços e atendimentos públicos até as comunidades. “Estamos trazendo para esse grande evento os nossos cursos e qualificações, divulgando nossas atividades. Além disso, já faz parte do nosso trabalho, trazer nossas ações até os bairros, aqui mesmo no São Conrado temos um projeto voltado à pratica esportiva de muay thai e kickboxing”, diz Niky.

Durante a ação, todas as medidas de biossegurança foram tomadas, como o uso de máscaras e álcool gel, além do distanciamento entre as pessoas e aferição de temperatura.

Participaram as secretarias parceiras: Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), Semed (Secretaria Municipal de Educação), Procon CG (Subsecretaria de Proteção e Defesa do Consumidor), Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação), Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Junta de Serviço Militar, GCM (Guarda Civil metropolitana), Semu (Subsecretaria Municipal de Política para Mulheres), orientando as mulheres, a Segov (Secretaria Municipal De Governo e Relações Institucionais) ofertando serviços de cabeleireiro e  designer de sobrancelhas, Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) ofertando entretenimento para as crianças, Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano), e a Suasc (Subsecretaria de Articulação Social e Assuntos Comunitários), que foi a novidade dessa edição, levando a possibilidade dos moradores da região de questionarem melhorias para o bairro.