O auditório do Espaço Arena do Bosque, do Shopping Bosque dos Ypes ficou lotado na quinta-feira (5), com os mais de 250 lugares, com jovens que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho, durante a realização do curso da 16º Turma de Capacitação Profissional promovido pela Subsecretaria Municipal da Juventude (SubJuv), iniciado na segunda-feira, a ser finalizado nesta sexta-feira (6).

“Este é um curso de capacitação profissional de comportamento organizacional, marketing pessoal, ferramenta de coach, direção de oratória, liderança e carreira. Este é mais um curso autorizado pelo prefeito Marquinhos Trad. Já qualificamos mais de mil jovens para o mercado de trabalho. A Subsecretaria da Juventude oferece atividades de combate ao álcool e as drogas e os serviços de atendimento que estão inseridos dentro do programa do Projeto Ação Jovem”, completa Maicon Nogueira.

Subjuv (3)
Andréa Belarmino

Durante o encontro, os jovens participam de palestras, dinâmicas e oficinas que tem como objetivo destacar o desenvolvimento psicossocial de cada um, fortalecendo a autoestima e apresentado um novo jeito de encarar os desafios.

Subjuv (4)
Peterson Silva

Para a estudante Andréa Belarmino, 13, o Curso de Capacitação Profissional da Secretaria da Juventude abre novos horizontes para os jovens. “Eu não tinha ideia o que o curso representa. Uma das opções de trabalho é o empreendedorismo que pode nós levar a independência que não imaginamos. Além de tudo este curso abre novas oportunidades para nós que buscamos espaço no mercado de trabalho”, frisa Andréa.

Já o estudante Peterson Silva, 17, considera o curso uma novidade  e reforça o apoio para busca de trabalho. “É um curso que faz a diferença para nós e com certeza para os empregadores que terão jovens qualificados e motivados a trabalhar. Este apoio da SubJuv está sendo importante para nós”, comenta Peterson.

Subjuv (2)
Prefeito Marquinhos Trad

O palestrante especialista em Marketing Pessoal e Liderança em Comunicação, Gerson Jacques fez um relato de sua vida aos jovens e contou um pouco da dificuldade de sua vida. “Eu já vive o que vocês vivem hoje, com uma situação financeira difícil. Minha função é abrir a mente dos alunos e mostrar que eles são capazes de aprender. Para isso basta ter vontade. Para quem não nasceu em berço de ouro a melhor maneira é ir a luta e buscar uma oportunidade no mercado de trabalho”, disse o professor ao acrescentar que a melhor forma de prever o futuro é criar oportunidade. Nós somos o que colocamos em nossas mentes.

A cada dia, dois palestrantes voluntários abordam temas como liderança, empreendedorismo, mercado de trabalho, comportamento, marketing pessoal, vendas, dicção e oratória e orientações sobre como conquistar o espaço em todas as áreas.

Desde a primeira edição do Curso de Capacitação Profissional, realizado no primeiro semestre de 2017, mais de 2 mil jovens participaram dos encontros. Neste ano, a Subsecretaria de Políticas para a Juventude já realizou 3 edições, contando com a atual, sendo que a primeira foi realizada em parceria com o Instituto Sul-mato-grossense para Cegos “Florivaldo Vargas” (Ismac) e contou com a participação de mais de 70 jovens da própria instituição, da Associação Juliano Varela – para pessoas com Síndrome de Down e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), para pessoas com deficiência intelectual e cognitiva.