Idosos que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Centros de Convivência e Centros de Convivência do Idoso da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) já estão treinando para a segunda edição dos Jogos de Verão da Melhor Idade, que serão realizados na próxima sexta-feira (10), no Centro de Convivência do Idoso do Jacques da Luz, nas Moreninhas.

Idealizada pelo coordenador do CCI, Fábio Luiz Barros Duarte, a competição tem o objetivo de incentivar a socialização entre os participantes do Serviço de Convivência, além da prática esportiva. A expectativa é reunir um público entre 200 a 250 idosos, incluindo os inscritos, que irão participar das modalidades de caminhada (800 metros dividida por faixas etárias), arremesso de pelotas, bocha, jogos de mesa, como bozó, dominó e truco, vôlei adaptado e dança de salão. Fábio ressaltou que os times e duplas competidoras poderão ser mistos, já que devido às normas de biossegurança, as unidades estão trabalhando com 50% de sua capacidade.

Treinando há pouco mais de um mês para disputar bocha e arremesso de pelotas, o aposentado Jorge Leite Galvão, do Cras Estrela Dalva, está confiante em uma boa colocação, já que esta semana conquistou troféus nessas modalidades durante na 19ª edição dos Jogos Municipais do Idoso, promovida pela Prefeitura de Campo Grande por meio da Fundação Municipal de Esporte (Funesp).

Para ele, a participação teve um significado especial devido à uma cirurgia cardíaca que precisou se submeter. “Consegui alcançar meu objetivo porque achei que nunca mais conseguiria praticar esportes, mas com o apoio da família e amigos e a paciência do professor, estou otimista e foi uma grande vitória”, destacou.

As atividades do SCFV ficaram mais de um ano suspensas devido à pandemia e retornaram no início de agosto. Desde então, a rotina nos Cras, CC’s e CCI’s segue as normas de biossegurança e distanciamento social para evitar aglomerações, o que significa que as unidades estão funcionando com 50% da capacidade.

No entanto, as restrições não têm impedido os usuários de retomarem a rotina de ações, cursos e atividades recreativas e esportivas desenvolvidas nas unidades.

Reencontro

Veterano de competições e frequentador do CCI Vovó Ziza, o aposentado Manoel Medeiros está treinando para disputar vôlei, modalidade que já pratica há mais de dez anos “Depois de ficar um ano em casa, esse reencontro com os amigos e a oportunidade de fazer novas amizades não tem preço”, disse.

Professor de Educação Física no Cras Estrela Dalva, Edvaldo Barbosa Lacerda está orgulhoso da equipe que treinou por dois meses nas modalidades de bocha e atletismo. Além de treinarem para os Jogos de Verão, os atletas também encerraram a participação na 19ª edição dos Jogos Municipais do Idoso, promovida pela Prefeitura de Campo Grande por meio da Fundação Municipal de Esporte (Funesp) e faturaram troféus e medalhas no atletismo e bocha masculino e feminino.

“Um professor se sente realizado quando percebe a felicidade na alma de seus alunos. Sinal de que todo o trabalho e dedicação se transforma em companheirismo, amizade, melhora na qualidade de vida, protagonismo, orgulho para seus familiares e para a comunidade local. Todos terão novas histórias a serem contadas a seus filhos, netos e bisnetos”, pontuou Edvaldo.

Segundo ele, as conquistas animaram as equipes, que apostam em mais vitórias nas competições da próxima semana.